Siga o OTD

Natação

Atletas conseguem cinco índices para o Mundial no 1º dia de Troféu Brasil

Jhennifer Conceição, Guilherme Costa, Fernando Scheffer, Stephan Steverink e Viviane Jungblut garantiram vaga no Mundial de Natação

Troféu Brasil de Natação
Satiro Sodré/CBDA

Jhennifer Conceição foi o grande destaque do primeiro dia de Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Brasil de Natação, realizado no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. A atleta do Pinheiros garantiu, em uma só prova, o índice para o Campeonato Mundial e o recorde brasileiro nos 100m peito.

Jhennifer deu a volta por cima em grande estilo. Depois de ficar fora dos Jogos Olímpicos em Tóquio, a atleta do Pinheiros não deixou dúvidas e carimbou seu passaporte para Budapeste com a marca de 1m07s12. Ana Carolina Vieira, também do Pinheiros, foi a vice-campeã com 1m08s30. Pamela Alencar, do Flamengo, completou o pódio com 1m09s23.

-Sem Bufoni e Hoefler, seleção é convocada de olho em Paris-2024

“O ano de 2020 foi bem difícil. Depois de ficar fora dos Jogos Olímpicos, não tive muito tempo para colocar minha cabeça no lugar. Só me dediquei ao máximo e a recompensa veio hoje. Muito feliz com meu resultado e na expectativa por esse Mundial”, falou a atleta após a prova no Troféu Brasil de Natação.

Cachorrão no Mundial

Os 400m livre também terminaram com quebra de recorde e índices para o Mundial. Guilherme Costa, com 3m47s42, estabeleceu a nova marca da competição para garantir uma vaga nesta prova para o Mundial. O medalhista olímpico nos 200m livre, Fernando Scheffer, com 3m48s13, também nadará essa prova em Budapeste.

“É a prova que eu mais treinei para chegar aqui e nadar bem. Não é minha melhor marca, mas foi bom diante dos problemas de saúde que tive no ano passado. Bom ter essa possibilidade para nadar em Budapeste”, falou.

Mais índices

O dia começou com uma vaga garantida no Mundial de Budapeste. Com 4m16s44 nos 400m medley, Stephan Steverink, do Flamengo, alcançou sua primeira seleção absoluta para o um Mundial de Esportes Aquáticos. Brandonn Almeida, da Unisanta, terminou na segunda colocação e Leonardo Santos completou o pódio com a medalha de bronze.

“Não consigo expressar minha felicidade. Há muito tempo que venho tentando fazer a prova perfeita e agora conseguimos. Meu primeiro Mundial absoluto. É uma felicidade muito grande”, disse.

Na sequência, a atleta olímpica Viviane Jungblut deu show nos 400m livre. A nadadora do Grêmio Náutico União alcançou índice com 4m09s52 e garantiu vaga no Mundial. Maria Paula Heitmann e Aline Rodrigues, da Unisanta e Minas Tênis Clube, respectivamente, vieram na sequência.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Eu não imaginava esse índice nos 400m livre. Foi realmente uma surpresa. Agora todos podem esperar mais de 200% nos 800m e 1500m”, explicou.

Troféu Brasil 2022

O Troféu Brasil 2022, patrocinado pela Yakult, é realizado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos e pela Federação Aquática do Rio de Janeiro, com apoio do Comitê Olímpico do Brasil. A competição tem eliminatórias sempre às 9h30 e finais às 18h30 (com exceção do sábado, que terá finais às 18h).

Mais em Natação