Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil fecha com 100% a 1ª fase do Campeonato das Américas

No encerramento da primeira fase do Campeonato das Américas de goalball, o Brasil venceu mais uma no masculino e feminino e garantiu o 1º lugar da chave

Campeonato das Américas de goalball
(Pedro Ramos/rededoesporte.gov.br)

Dois jogo, duas vitórias! No último dia da fase de grupos do Campeonato das Américas de goalball, realizado em São Paulo, o Brasil venceu mais duas. Neste domingo (20), entre as mulheres, as brasileiras superaram o México, por 8 a 1. Já no masculino, a equipe venceu o Peru por 10 a 0, fazendo mais um game na competição. Com o resultado, as duas seleções se garantiram nas quartas de final como líderes de suas chaves e aguardam o fim do dia de jogos para saber quem será o adversário no mata mata.

-Balanço dos Jogos: a tragicomédia do teatro olímpico

Abrindo o domingo de jogos com a presença do Brasil no Campeonato das Américas de goalball, a seleção feminina teve o México pela frente. No duelo mais difícil para as brasileiras até aqui na competição, a equipe superou as mexicanas por 8 a 1, com Jéssica marcou cinco vezes e Moniza mais três.

Na chave masculina, o Brasil encarou o Peru e não teve dificuldades. Assim como aconteceu nas partidas anteriores no torneio, os brasileiros conseguiram a vitória por game, que é quando uma equipe abre 10 gols de diferença para a adversária, e triunfaram por 10 a 0.

O Campeonato das Américas de Goalball

O torneio, que seria originalmente realizado em 2021, chega à sua quarta edição, sendo a terceira sediada em São Paulo (2005, 2017 e 2022). Em 2013, ele foi disputado em Colorado Springs (EUA). A Seleção feminina do Brasil foi vice-campeã em todas as participações. Já a masculina tem, além do título de 2017, o terceiro lugar em 2013 e a quarta colocação em 2005.

A chave feminina contará com 12 seleções: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Venezuela. A Costa Rica acabou desclassificada de última hora por inelegibilidade de atletas, mas seguirá na tabela. Porém, os jogos envolvendo as costarriquenhas não contarão para a classificação do campeonato. Já a chave masculina reunirá estas mesmas equipes além de Porto Rico, totalizando 13 participantes. Confira a divisão por grupos:

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Masculino

Grupo A: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Nicarágua, Peru e Venezuela.

Grupo B: Canadá, Costa Rica, EUA, Guatemala, México e Porto Rico.

Feminino

Grupo C: Brasil, Colômbia, Guatemala, México, Peru e Venezuela.

Grupo D: Argentina, Canadá, Chile, Costa Rica, EUA e Nicarágua.

Mais em Paralimpíada Todo Dia