Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros ficam no top 6 em Mundial na Noruega

Mundial na Noruega
Aline se apresenta em prova de esqui cross-country (Márcio Rodrigues/CPB)

Os brasileiros Aline Rocha e Cristian Ribeira alcançaram excelentes resultados nas provas de esqui cross-country no Campeonato Mundial de esportes de neve, nesta terça-feira, 18, em Lillehammer, na Noruega. Ambos os atletas foram convocados na última quinta, 13, para os Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022.

Na competição realizada em solos escandinavos nesta terça, Aline, 30, ficou em quarto lugar na disputa feminina de longa distância (15km) da sua modalidade. O tempo da paranaense no percurso foi de 48min47s9, apenas 24 segundos a mais em relação à terceira colocada e medalha de bronze Valiantsina Shyts, da Bielorrússia. As norte-americanas Oksana Masters (ouro) e Kendall Gretsch (prata) completaram o pódio da prova.

Aline ficou paraplégica após sofrer um acidente automobilístico aos 15 anos. Iniciou a prática no esqui cross-country em janeiro de 2017. No ano seguinte, em 2018, tornou-se a primeira mulher do país a competir em uma edição dos Jogos Paralimpícos de Inverno, em PyeongChang, na Coreia do Sul.

Já na disputa masculina, Cristian, 19, foi o sexto colocado, também na prova de longa distância (18km). O roraimense terminou o trajeto em 52min37s4, uma marca 20 segundos superior à do atleta Danila Britik, do Comitê Paralímpico Russo, que ficou com a medalha de bronze. Ivan Golubkov, também do Comitê Paralímpico Russo, conquistou o ouro, enquanto o sul-coreano Eui Hyun Shin ganhou a prata.

Cristian nasceu com artrogripose, doença congênita das articulações das extremidades, e começou no esporte com 15 anos, quando foi o atleta mais jovem a participar dos Jogos Paralímpicos de Inverno PyeongChang 2018.

Resultados anteriores

Na última quinta-feira, mesmo dia em que foram convocados para os Jogos de Inverno Pequim 2022, Aline conquistou o quinto lugar na prova de média distância (7,5km), enquanto Cristian foi o oitavo colocado na competição masculina (10 km). Os dois brasileiros voltarão às pistas, para as provas de sprint (rápidas), no próximo sábado, 22.

Mais em Paralimpíada Todo Dia