Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Campeonato das Américas de goalball abre calendário de 2022

Valendo vaga no Mundial, primeira competição do ano será de 15 a 22 de fevereiro. Veja os destaques da temporada

Campeonato das Américas de goalball abre calendário de 2022
(Divulgação)

A CBDV (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais) divulgou oficialmente, nesta quarta-feira (15), o calendário de eventos da temporada de 2022. Ao todo, são 25 campeonatos e oito fases de treinamentos das seleções adultas, além de cinco concentrações das equipes de base de futebol de 5, goalball e judô do Brasil. A programação está sujeita a alterações e a primeira competição oficial será o Campeonato das Américas de goalball.

A competição será realizada de 15 a 22 de fevereiro, em São Paulo, e distribuirá duas vagas no masculino e duas no feminino para o Mundial da modalidade, marcado para junho, em Hangzhou, na China. A seleção masculina já carimbou seu passaporte para o Mundial em virtude do ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Já o selecionado feminino buscará uma vaga através do Campeonato das Américas de goalball.

+Caledário completo

No futebol de 5, o principal evento do ano será a Copa América, agendada para o fim de outubro, em Buenos Aires. Na casa do seu maior rival, os brasileiros, atuais campeões, tentarão conquistar sua sétima taça do torneio, disputado pela terceira vez na capital argentina. Outro destaque de 2022 na modalidade é o I Festival Feminino, adiado nos últimos dois anos em virtude da pandemia. Ele acontecerá em maio, em São Paulo.

+Minas vence o Altay na estreia do Mundial de Clubes

O judô ainda não tem a programação internacional da IBSA (sigla em inglês para Federação Internacional de Esportes para Cegos). Mas conhece as datas das competições em solo brasileiro: os dois Grand Prix serão disputados em abril e setembro. Por fim, os Regionais, mais uma vez, viajarão Brasil afora: João Pessoa-PB, São José dos Campos-SP, Belém-PA, Vila Velha-ES, Londrina-PR e Campo Grande-MS receberão eventos da CBDV nesta temporada.

Mais em Paralimpíada Todo Dia