Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Com presença ilustre, Maceió sedia Torneio Aberto do Nordeste

Jovane Guissone é presença na primeira competição da paraesgrima disputada no Nordeste

Torneio Aberto do Nordeste - Jovane Guissone - Maceió
Jovane Guissone, medalhista em Tóquio, estará em Maceió. Foto: Takuma Matsushita/CPB.

A paraesgrima vai crescendo no Nordeste. Após receber um curso de formação de técnicos da modalidade, em dezembro de 2020, chegou a hora de Maceió receber o primeiro evento: o Torneio Aberto do Nordeste, que acontece no sábado e domingo (20 e 21). Antes, na sexta-feira, o medalhista paralímpico Jovane Guissone, ouro em Londres-2012 e prata em Tóquio-2020, ministra uma palestra, às 18h.

+Competições movimentam 74 cidades pelo país em 25 dias

Será a primeira vez que um estado do Nordeste receberá uma competição de paraesgrima. A possibilidade de realização da competição também é reflexo da formação de professores locais, que passaram a atuar na região desde o final do ano passado.

Campeão paralímpico em Londres e vice-campeão em Tóquio, o gaúcho Jovane Guissone pretende passar sua experiência de vida e ensinamentos no esporte durante a passagem pela capital alagoana.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Estou muito feliz, ansioso para chegar em Maceió e contribuir com a nossa modalidade. Espero fazer uma boa campanha, levar bastante gente. Queria parabenizar a CBE e a todos os organizadores por esta iniciativa. Estou feliz por ver a nossa modalidade crescer cada vez mais. Quem ganha é o nosso país. Com certeza, vamos ver, daqui a alguns anos, vamos ver muitos frutos colhidos em todo o Brasil”, avisa Guissone.

Futura potência

Segundo o medalhista paralímpico, algumas ações que estão sendo realizadas vão refletir em ganho técnico inclusive para os atletas atuais: “Isso vai trazer mais gente para a paraesgrima. Fiquei muito feliz em ver o trabalho que está sendo realizado pelo Ivan (Schwantes, coordenador de paraesgrima da CBE), em São Paulo, no CT Paralímpico. Daqui a alguns anos, vamos ser uma potência na paraesgrima, sonho com isso. Nossos futuros campeões e nossas futuras medalhas vão vir. Vai ser muito legal. Teremos mais gente para podermos competir”.

Os locais escolhidos também refletem a intenção de trazer cada vez mais adeptos para a paraesgrima. O local da palestra será na praça de alimentação em um horário de bastante fluxo e as competições acontecem no mesmo piso de uma academia, que já é um espaço voltado pra atividades físicas. E no final de semana, quando há o maior fluxo do shopping por conta das compras de Natal.

O Torneio Aberto do Nordeste acontece no sábado e domingo (20 e 21), no piso L3 do Parque Shopping, em Maceió, capital de Alagoas.

Mais em Paralimpíada Todo Dia