Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Competições movimentam 74 cidades pelo país em 25 dias

Comitê Paralímpico Brasileiro organiza 16 meetings, as Paralimpíadas Escolares, o Festival Paralímpico e o Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo Paralímpico de 19 de novembro até 12 de dezembro

esporte paralímpico atletismo centro de treinamento paralímpico
Prova de atletismo em uma das etapas do meeting este ano (Ale Cabral/CPB)

O esporte paralímpico vai movimentar o Brasil nos próximos dias. O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promoverá 19 eventos em 74 cidades de todas as regiões do país entre 19 de novembro e 12 de dezembro. Serão 16 Meetings espalhados por São Paulo, Sertãozinho, Araraquara, Aracaju, Recife, Natal e Fortaleza; as Paralimpíadas Escolares, em São Paulo; o Festival Paralímpico realizado simultaneamente em 70 cidades brasileiras; e o Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo Paralímpico, no Rio de Janeiro. Ao todo, mais de 10 mil crianças e atletas com deficiências deverão participar.

“É um período muito importante para os atletas com deficiência do país, visto que é a retomada de competições e festivais, com toda a segurança possível. São todos eventos importantíssimos do calendário do CPB, que deixam de forma clara toda a capilaridade e abrangência dos projetos do CPB em todo o território nacional”, disse Mizael Conrado, bicampeão paralímpico de futebol de cinco e presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Meetings

Os Meetings são uma atualização para a temporada 2021 do Circuito, que já era realizados desde 2005. O Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será sede de seis deles, sendo três de atletismo, um de natação e dois de halterofilismo, entre 19 e 21 de novembro. Nos três dias de competições, jovens promessas do paradesporto nacional irão se reunir com alguns dos medalhistas dos Jogos de Tóquio. São 493 atletas estão inscritos, o que torna a etapa paulistana de esporte paralímpico a maior de todas realizadas até aqui em 2021.

Após a cidade de São Paulo, o estado paulista receberá competições em Sertãozinho (atletismo) e Araraquara (natação) no dia 27 de novembro. Depois, mais quatro estados sediarão uma etapa de atletismo, natação e/ou halterofilismo até o dia 12 de dezembro: Sergipe (Aracaju), Pernambuco (Recife), Rio Grande do Norte (Natal) e Ceará (Fortaleza). Desde outubro até o encerramento no Ceará, dez estados e o Distrito Federal vão ter sediado ao menos uma etapa do Meeting.

Paralimpíadas Escolares

As Paralimpíadas Escolares 2021 vão acontecer entre 23 e 26 de novembro, também no CT Paralímpico. É o maior evento do mundo para jovens com deficiência em idade escolar, com 851 atletas inscritos, oriundos de 24 unidades da federação. Apenas Alagoas, Minas Gerais e Rondônia não terão representantes. Neste ano, o evento contará com a estreia do parataekwondo, modalidade que estreou no programa paralímpicos nos Jogos de Tóquio 2020. O Brasil conquistou três medalhas, uma de cada cor.

+ Atletas paralímpicos passam por exames visando Pequim-2022

De acordo com Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB, a ideia das Paralimpíadas Escolares é estimular a prática esportiva competitiva entre os jovens, visando o alto rendimento. “Os estados querem competir. Não querem só participar. Por isso, cada unidade federativa selecionou os melhores atletas disponíveis”, disse.

Festival Paralímpico

A terceira edição Festival Paralímpico ocorrerá no dia 4 de dezembro, das 8h30 às 12h, em 70 cidades brasileiras. A expectativa é que 7 mil crianças de 8 a 17 com deficiência participem. Serão três modalidades por sede com a intenção de mobilizar pessoas com ou sem deficiência por meio das atividades físicas. O evento celebra o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, 22 de setembro, mas por conta da pandemia de Covid-19, foi adiado e acompanhará o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, em 3 de dezembro. “É uma ação lúdica para os jovens brincarem e entenderem como é prazeroso praticar esportes. Afinal, todos os participantes, independentemente das limitações, estarão lá pela diversão. Após o festival, certamente, os jovens irão procurar clubes e associações para se manterem ativos”, explicou Ramon.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Brasileiro de Tiro Esportivo

O Campeonato Brasileiro de Tiro Esportivo Paralímpico 2021 tem o objetivo de desenvolver a modalidade do esporte paralímpico no país. A competição ocorrerá de 3 a 5 de dezembro, no Centro Nacional de Tiro Esportivo, em Deodoro, no Rio de Janeiro. A participação é limitada a atletas que sejam filiados a clubes de prática esportiva, devidamente cadastrados na base de dados do CPB, sendo que a idade mínima exigida é 14 anos. Os inscritos com menos de 18 anos só poderão disputar provas com armas de ar comprimido.

Mais em Paralimpíada Todo Dia