Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Com provas de atletismo e natação, Meeting paralímpico chega a Campinas

96 atletas disputam mais uma etapa do evento que reúne inclusive atletas que estiveram presentes nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

Com provas de atletismo e natação, Meeting paralímpico chega a Campinas neste sábado meeting paralímpico
(Ale Cabral/CPB)

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza mais uma edição do Meeting paralímpico no próximo final de semana. Neste sábado (13), o evento chega a Campinas (SP), com provas de atletismo e natação a partir das 8h. Ao todo, serão 96 atletas, sendo 61 de atletismo e 35 de natação. Entre eles, estarão o velocista paraense Alan Fonteles, da classe T62 (para atletas com deficiência nos membros inferiores e que competem com prótese), além dos irmãos rondonienses Kesley e Ketyla Teodoro, corredores que competem na classe T12 (para atletas com deficiência visual).

Os três vão representar a Associação Paraolímpica de Campinas (APC). Todos eles participaram dos Jogos Paralímpicos de Tóquio e possuem resultados expressivos em suas trajetórias. Alan, que teve de amputar as duas pernas com 21 dias de vida devido a uma sepse (inflamação que se espalha pelo organismo diante de uma infecção), foi ouro nos 200m em Londres 2012. O velocista de 29 anos ainda conquistou a medalha de prata nos 4x100m nos Jogos de Pequim 2008, além de ter acumulado pódios em Mundiais e Jogos Parapan-Americanos ao longo da carreira. 

+ Sophia Kelmer leva bronze no individual e Lucas Arabian assegura o pódio na França

Ketyla, que completa 26 anos no próximo dia 18, foi medalhista de bronze nos 400m nos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, enquanto Kesley, de 30 anos, ficou em quarto lugar nos 100m nos Jogos do Rio 2016. Os irmãos têm a doença de Stargardt, uma patalogia genética que afeta a retina.  

Em Campinas, o local das provas de atletismo será o Centro Esportivo de Alto Rendimento (CEAR), localizado na Rodovia Lix da Cunha, s/n. Já as disputas de natação serão realizadas na Escola Preparatória de Cadetes do Exército-Espcex – Campus Universitário (Avenida Papa Pio XII, n° 350, Jardim Chapadão). 

Além de São Paulo, que receberá competições em Campinas, Capital, Sertãozinho e Araraquara, mais quatro estados sediarão ao menos uma etapa de atletismo, natação e/ou halterofilismo até o dia 12 de dezembro: Sergipe (Aracaju), Pernambuco (Recife), Rio Grande do Norte (Natal) e Ceará (Fortaleza). Todas as etapas do Meeting paralímpico têm sido realizadas com os protocolos sanitários estabelecidos pelo CPB, confira aqui. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Confira abaixo o calendário completo do Meeting paralímpico 2021: 

Porto Alegre (RS) – 02 de outubro 
Florianópolis (SC) – 09 de outubro 
Curitiba (PR) – 11 de outubro 
Rio de Janeiro (RJ) – 16 de outubro 
Brasília (DF) – 23 e 24 de outubro 
Belo Horizonte (MG) – 28 de outubro 
Uberlândia (MG) – 30 de outubro 
Londrina (PR) – 06 de novembro
Campinas (SP) – 13 de novembro
CT Paralímpico (SP) – 19 a 21 de novembro
Sertãozinho (SP) – 27 de novembro
Araraquara (SP) – 27 de novembro
Aracaju (SE) – 04 de dezembro
Recife (PE) – 07 de dezembro
Natal (RN) – 09 de dezembro
Fortaleza (CE) – 12 de dezembro

Mais em Paralimpíada Todo Dia