Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Fabíola Dergovics é campeã brasileira e se garante no Mundial de tiro com arco

Paulista confirma favoritismo e se garante no Mundial do ano que vem ao lado de outros dez brasileiros. Andrey Muniz de Castro e Hélcio Luiz também são destaque

Fabíola Dergovics campeã brasileiro de tiro com arco paralímpico vaga mundial
Fabíola Dergovics domina o arco recurvo nacional (Instagram/fabiola_dergovics)

Sem dar chances para as adversárias, a paulista Fabíola Dergovics confirmou o favoritismo no arco recurvo e sagrou-se campeã brasileira de tiro com arco. De quebra, a atleta que esteve em Tóquio-2020, já se garantiu no Mundial de 2022. Mas não foi só ela que brilhou no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.

Em paralelo ao Campeonato Brasileiro de tiro com arco, também foi realizada a seletiva para o Mundial do ano que vem. Além da vaga de Fabíola Dergovics, outras 10 foram distribuídas de acordo com o desempenho na competição nacional. Foram três do composto masculino open; dois do composto feminino open; três do recurvo masculino open; dois do recurvo feminino open e um do W1 masculino. Entretanto, a competição feminina no W1 não teve a disputa do qualificatório e a 12ª vaga pode ser mais oferecida.

Recurvo

A final do recurvo feminino botou frente à frente Fabíola Dergovics e Patrícia Layolle. Como ambas chegaram na final do Brasileiro, as duas garantiram presença no Mundial de 2022. Mas ambas queriam o título nacional. Só que Fabíola Dergovics não deu chances e venceu a final por 6 a 0. Jéssica Campos de Bona ficou com o bronze e a vaga de suplente.

+ Ágatha e Duda perdem nas quartas de final do World Tour Finals

Pelo recurvo masculino, a final foi entre Nelson Silva e Adelci Neiva. Com um 6 a 0, Nelson sagrou-se campeão brasileiro. O bronze foi para Heriberto Roca. Como os três primeiros do arco recurvo garantiram vagas para o Mundial de tiro com arco 2022, Nelson Silva, Adelci Neiva e Heriberto Roca vão representar o Brasil no ano que vem.

brasileiro de tiro com paralímpico
(Foto: Alê Cabral/CPB)

Composto

Renata Acerbi derrotou Helba Borges pelo placar de 114 a 108 e ficou com o título brasileiro. O bronze foi para Anne Xavier. Pelas regras, apenas Renata Acerbi e Helba Borges ficaram com as vagas do Mundial. No masculino, Reinaldo Ferreira venceu Andrey de Castro pelo placar de 142 a 137. O bronze ficou com João Ivison Silva. Os três garantiram vaga na seleção brasileira do Mundial de 2022.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

W1 masculino

Duas disputas diferentes aconteceram para o W1 masculino. No Campeonato Brasileiro, Eugênio Franco fez 124 a 123 para cima de Esdras Júnior. Hélcio Luiz foi o terceiro colocado. Já na disputa da seletiva da seleção, Hélcio derrotou Esdras e ficou com a vaga no Mundial de tiro com arco.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Paralimpíada Todo Dia