Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Atletas que foram a Tóquio são destaques no Campeonato Brasileiro de tiro com arco

Andrey Muniz de Castro, Fabíola Dergovics e Hélcio Luiz deram show e confirmaram o favoritismo

brasileiro de tiro com paralímpico
(Foto: Alê Cabral/CPB)

O Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, está sendo o palco do Campeonato Brasileiro de tiro com arco paralímpico. A sexta-feira (8) foi de qualificatório com 72 flechas, que definiu os confrontos eliminatórios no arco recurvo, composto e na seletiva da W1, exclusivo para cadeirantes. Andrey Muniz de Castro, Fabíola Dergovics e Hélcio Luiz deram show e confirmaram o favoritismo.

No composto, Eniluci Helene Silva e Andrey Muniz de Castro foram os melhores. No recurvo, destaque para Fabíola Lorenzi Dergovics e Nelson Santos Silva. No W1 masculino, Hélcio Luiz teve o melhor desempenho. As disputas eliminatórias estão marcadas para sábado (9).

Além de coroar os novos campeões nacionais, o Campeonato Brasileiro também vai dar 12 vagas para o Mundial de tiro com arco.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: três do composto masculino open; dois do composto feminino open; três do recurvo masculino open; dois do recurvo feminino open; um W1 masculino e um W1 feminino.

Entretanto, a competição feminina no W1 não teve a disputa do qualificatório e a 12ª vaga pode ser mais oferecida.

+Presente em Tóquio, Vitor Tavares estreia com vitória no Brasil

Composto

Após 72 flechas, Eniluci Silva alcançou a marca de 606 pontos e foi a melhor no composto feminino. Eniluci acertou 14 flechas no 10, sendo cinco bem no centro do alvo.

Pelo composto masculino, Andrey de Castro, atleta paralímpico em Tóquio, somou 660 pontos e liderou o qualificatório. Foram 31 acertos no 10, sendo 10 no centro do alvo.

Tanto Eniluci quanto Andrey folgam na primeira rodada eliminatória e depois entram em ação para tentarem o título brasileiro de tiro com arco e a vaga para o Mundial.

Recurvo

Nelson Silva alcançou a marca de 555 pontos e foi o melhor no quali do recurvo masculino. Contudo, apenas uma flecha acertou em cheio no centro do alvo e sete no 10. Heriberto Rocca, atleta que esteve em Tóquio, ficou no segundo lugar com 535.

No feminino, Fabíola Dergovics, outra atleta que esteve nos Jogos do Japão, confirmou o favoritismo e sobrou no recurvo feminino. A atleta somou 592 pontos, sendo 11 flechas no 10 e duas bem no centro do alvo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

W1

Duas disputas diferentes vão usar o mesmo qualificatório do W1 masculino. Na disputa do Brasileiro de tiro com arco, Eugênio Franco foi o melhor e somou 591, um ponto a mais do que Hélcio Luiz.

Mas na seletiva para o Mundial, Hélcio Luiz terminou o qualificatório no primeiro lugar ao somar 590 pontos. Em ambas as disputas, a definição do campeão brasileiro e do dono da vaga para o mundial serão definidas nas eliminatórias.

Mais em Paralimpíada Todo Dia