Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

‘Gigante’ americano resolve e Brasil perde para os Estados Unidos no goalball

Calahan Young marca quatro vezes e comanda a vitória dos Estados Unidos por 8 a 6 contra o Brasil no goalball masculino

Brasil x Estados Unidos - Goalball Masculino
Divulgação IPC

Em sua segunda partida na Paralimpíada de Tóquio, a seleção brasileira masculina de goalball conheceu a primeira derrota. No começa da madrugada desta quinta-feira (26), a equipe foi superada pelos Estados Unidos, por 8 a 6. O destaque do jogo foi Calahan Young, de dois metros de altura, que marcou quatro vezes. Pelo lado brasileiro, Leomon Moreno foi o destaque com três.

O jogo

A partida começou, literalmente falando, com 1 a 0 para o Brasil. Por conta de um atraso de jogo, a equipe dos Estados Unidos foi penalisada com um pênalti e Romário abriu o placar antes mesmo do tempo começar a valer. Em seguida, após uma troca de tentativas entre os dois times, o empate aconteceu. Com cerca de 9mi30s para o fim do primeiro tempo, Calahan Young conseguiu o gol após um lançamento com a bola pingando e, mesmo com os três brasileiros tentando evitar o gol, igualou o placar.

Com cerca de 7min para o fim da primeira etapa, o Brasil perdeu uma penalidade. Após infração dos americanos, Leoman Moreno fez o lançamento e Calahan Young conseguiu uma boa defesa. Contudo, os brasileiros voltaram a ficar em vantagem logo depois. Com cerca de 5min30 para o fim do primeiro tempo, Parazinho marcou seu primeiro gol no duelo e fez o 2 a 1. Porém, o empate veio na sequência. Com 4min para o fim, Tyler Merren conseguiu um bom arremesso, mais uma vez quicando, passou pela defesa brasileira e igualou em 2 a 2.

Com menos de um minuto para o fim, a virada aconteceu. Ao tentar um lançamento, Parazinho acabou soltando a bola, ela pegou em sua perna e foi para o gol brasileiro, levando o 3 a 2 para os Estados Unidos para o intervalo de partida.

Segundo tempo

A segunda etapa começou movimentada. Com 90s de jogo, o Brasil virou o jogo. Com dois gols de Leomon Moreno, os brasileiros fizeram 4 a 3 no placar e colocaram pressão nos adversários. Atrás do placar, os Estados Unidos cresceu e conseguiu a igualdade. Matt Simpson acertou outro bom lançamento e fez o 4 a 4. Um pouco mais tarde, o lado brasileiro voltou a liderar o marcador. Depois de mais uma penalidade cometida por Calahan Young, Leomon aproveitou e marcou o quinto.

Já na parte final do segundo tempo, os americanos conseguiram a igualdade mais uma vez. Calahan Young, mais uma vez, conseguiu um bom lançamento cruzado e superou a defesa brasileira para igualar em 5 a 5. Embalado pelo empate, o time americano seguiu em busca do gol e virou. Daryl Walker, que entrou no segundo tempo, conseguiu um bom lançamento, que passou entre as pernas de dois defensores brasileiros e fez 6 a 5.

Nos minutos finais o Brasil teve a chance do empate e viu a diferença aumentar. Em duas jogadas em sequência, Leomon Moreno acabou perdendo uma penalidade e no lançamento seguinte Calahan Young marcou, fazendo 7 a 5. Com menos de dois minutos para o fim, Calahan marcou mais um, agora colocando a bola bem no cantinho do gol brasileiro, e fez 8 a 5. Nos segundos finais, Parazinho marcou mais um e fechou o marcador em 8 a 6.

Goalball nos Jogos Paralímpicos

O goalball é uma modalidade disputada por atletas com deficiência visual das classes B1, B2 e B3. Todos os atletas, independente do nível de perda visual, utilizam uma venda durante as competições para que todos possam competir em condições de igualdade. A quadra tem as mesmas dimensões das de vôlei, 9m de largura por 18m de comprimento, e as partidas são realizadas em dois tempos de 12 minutos, com 3 minutos de intervalo.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra, há um gol com 9m de largura e 1,30m de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro ou tocar pelo menos uma vez nas áreas obrigatórias. O objetivo é balançar a rede adversária. A bola, com 76 cm de diâmetro e peso de 1,25 kg, tem um guizo em seu interior para que os jogadores saibam sua direção.

Mais em Paralimpíada Todo Dia