Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Seleção brasileira de futebol de 5 conhece grupo dos Jogos de Tóquio

Sorteio colocou China, Japão e França no caminho da seleção brasileira, que vai brigar pela quinta medalha de ouro

Seleção brasileira de futebol de 5 - Tóquio 2020
(Alê Cabral/ CPB)

A seleção brasileira de futebol de 5, única vencedora das quatro edições de Jogos Paralímpicos realizados com a modalidade na grade, conheceu nesta segunda-feira (14) os adversários que terá pelo caminho nos Jogos de Tóquio, que começam no dia 24 de agosto.

O sorteio colocou os favoritos ao penta no Grupo A, ao lado de Japão, França e China. Já o Grupo B ficou formado por Argentina, Espanha, Marrocos e Tailândia. A competição é disputada no formato de todos contra todos dentro das chaves, em turno único. Os dois melhores de cada grupo avançam às semifinais. O futebol de 5 será disputado de 29 a 31 de agosto, com semifinais no dia 2 de setembro de setembro e disputa por medalhas no dia 4.

+FINA valida participação de Etiene e Pumputis em mais provas em Tóquio

“Acho que caímos em um grupo forte, com quatro equipes qualificadas. França e China já ganharam medalhas de prata em Paralimpíadas, e a China, principalmente, vem alcançando bons resultados”, analisou o ala Ricardinho, melhor jogador do mundo na atualidade. “E vale destacar a evolução do Japão. Acompanhamos esse último Grand Prix e percebemos que, taticamente, eles estão organizados defensivamente e saindo bem para o ataque, mostrando que a metodologia de treinamento tem sido bastante eficaz”, completou, referindo-se ao evento realizado há duas semanas em Tóquio, que contou com a Argentina campeã ao bater os japoneses na decisão – o Brasil não participou.

A China, atual campeã asiática, é uma das adversárias mais tradicionais da seleção brasileira em Paralimpíadas. Até hoje, os dois países se cruzaram quatro vezes no evento, com três vitórias brasileiras e um empate. Em 2008, o Brasil derrotou os chineses em sua casa, na decisão (2 a 1). A França também já disputou final paralímpica contra o Brasil, em Londres 2012, quando acabou derrotada por 2 a 0. O Japão, que vai participar como país-sede, é estreante no evento.

Convocação da seleção brasileira de futebol de 5 para treinos

“A chave do Brasil ficou forte, mais equilibrada do que a outra. Mas o que sempre digo aos atletas é que, para serem campeões, não podem escolher adversário. Primeiro, temos de nos classificar. Vamos passo a passo. Estamos preparados, o time está engrenando com essas fases de treinamento mais próximas”, disse o técnico Fábio Vasconcelos.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

A próxima fase de treinamentos da seleção brasileira de futebol de 5 será realizada de 20 de junho a 2 de julho, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Será, então, a penúltima reunião do grupo antes da ida aos Jogos de Tóquio. O treinador convocou 13 atletas para o período. Confira a lista:

Goleiros
LUAN DE LACERDA GONÇALVES: Agafuc/RS
MATHEUS COSTA BUMUSSA: Apadevi/PB
WESLEY CASSIANO LEITE: Apadv/SP

Alas
ALEFE VINICIUS ALVES NOGUEIRA: Cadevi/SP
CÁSSIO LOPES DOS REIS FIXO: Maestro/PR
GLEDSON DA PAIXÃO BARROS: Maestro/PR
JARDIEL VIEIRA SOARES: Apace/PB
MAICON JÚNIOR DOS SANTOS MENDES: Apace/PB
RICARDO STEINMETZ ALVES: Agafuc/RS
TIAGO DA SILVA: Agafuc/RS

Fixo
DAMIÃO ROBSON DE SOUZA RAMOS: Apace/PB

Pivôs
JEFERSON DA CONCEIÇÃO GONÇALVES: Maestro/PR
RAIMUNDO NONATO ALVES MENDES: Agafuc/RS

Mais em Paralimpíada Todo Dia