Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Técnico aponta Brasil entre as favoritas, mas teme pandemia

José Guedes coloca seleção brasileira entre as quatro favoritas, porém teme volta aos treinos após longo período

Jogos Para-panamericanos Lima 2019 jogos paralímpicos tóquio 2020
Seleção foi bronze no Rio em 2016 e prata em Toronto e Lima (Washington Alves/EXEMPLUS/CPB)

Técnico da seleção brasileira de voleibol sentado, José Guedes participou nesta segunda-feira (8) de uma transmissão pelas redes sociais para comentar um pouco sobre a situação atual da equipe nesse período de pandemia do coronavírus e trazer prognósticos futuros para as suas comandadas.

A frente de seleção desde 2013, o treinador ressaltou que se por um lado a atletas estão impossibilitadas de realizarem os treinamentos de quadra, o foco da equipe tem sido voltado a trabalhos mentais e de questões extra-quadra que poderão fazer a diferença no futuro.

+ Lucas Lóh vai para Polônia e Cruzeiro acerta mais renovações

“Nós tínhamos um planejamento para Tóquio e com a pandemia tudo foi por água a baixo. Agora estamos fazendo reuniões semanais com o grupo. Todo o sábado nos reuníamos virtualmente para conversas sobre diversos aspectos do vôlei e esporte. A gente sempre alerta as meninas que com a pandemia elas acabaram se distanciando do vôlei, mas o vôlei não pode se distanciar delas”, explicou o José Guedes.

Apesar desses trabalhos, o treinador admite que teme pelo fato das jogadoras já estarem tanto tempo sem realizar uma trabalho técnico com a bola.

José Gudes, técnico da seleção do voleibol sentado
José Guedes aponta Brasil entre as favoritas por uma medalha em Tóquio (Reprodução/ agtonio_guedes)

“Já estamos há 90 dias sem os treinamentos. Estamos preocupados com o retorno dos atletas. Não sabemos como será a retomada das atividades com esses atletas sem estar praticando a sua modalidade por tanto tempo. Sem pensar que ainda não estamos tão próximos de um retorno para os treinos”, avaliou.

Adiamento e foco nos Jogos Olímpicos

Além do temor pelo longo período sem atividades, José Guedes prevê problemas ainda maiores pelo fato do restante do planeta já estar planejando a retomada dos treinos, enquanto no Brasil essa realidade parece ainda estar distante.

No entanto, o treinador prefere ver a situação através de um olhar otimista e acha que o adiamento dos Jogos Paralímpicos de Tóquio para 2021 pode trazer benefícios à seleção brasileira de voleibol sentado.

“Tenho dito que se tem uma seleção no mundo que levou vantagem com o adiamento fomos nós. Isso porque dentre as equipes favoritas, a gente foi a única seleção que apresentou uma novidade tática. Como ainda estamos passando por uma evolução nesse nosso sistema tático, esse tempo a mais pode nos ajudar nesse sentido para melhorarmos ainda mais”, explicou José Guedes.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Ainda segundo o comandante da seleção medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos do Rio em 2016 e prata nos Parapan-Americanos de 2015 e 2019, o Brasil está entre as quatro principais favoritas pelo ouro nos Jogos de Tóquio do ano que vem.

“Hoje nós temos Brasil, Estados Unidos e Rússia acima das demais. A China é outra que pode aparecer também, apesar de estar um pouco abaixo. O pódio dificilmente não será formado por essas equipes. Algumas outras seleções tem evoluindo bastante como Itália e Canadá, porém ainda estão abaixo”, avaliou o treinador.

Mais em Paralimpíada Todo Dia