Siga o OTD

Pan-Americano

Barranquilla não será mais sede dos Pan-Americanos de 27

Panam Sports anuncia que cidade de Shakira e Gabriel García Márquez não será mais sede pan-americana após novo atraso em pagamentos

barranquilla-2027 jogos pan-americanos colômbia panam sports
(Foto: EFE/ Ailen Díaz)

A Panam Sports anunciou nesta quarta-feira (3) que seu Comitê Executivo retirou de Barranquilla, na Colômbia o direito de sediar os Jogos Pan-Americanos. Ainda não há uma nova sede. Em nota oficial, a entidade coordenadora do esporte no continente reiterou que a decisão foi unânime. Em carta enviada a Ciro Solano, presidente do Comitê Olímpico Colombiano, Neven Ilic, presidente da Panam Sports, disse que a entidade ainda se reserva ao direito de “resgatar todos os danos”.

Ainda durante Santiago-2023 se ventilou a ideia de que a cidade-natal de Shakira e que também foi residência de Gabriel García Márquez perderiam os jogos. Dessa forma, os Jogos poderiam ser nos Estados Unidos, sendo Miami ou uma cidade dos Texas, as favoritas para sediar. Outra opção seria Assunção, já que a capital do Paraguai sediou de forma bem-sucedida os Jogos Sul-Americanos de 2022. 

Vale lembrar que a prefeitura de São Paulo anunciou intenção em sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, mas em evento realizado na Casa Brasil durante os Jogos Pan-Americanos deixou claro que não havia ainda um pedido oficial feito pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Ao GE, a secretária de Relações Internacionais Marta Suplicy afirmou que São Paulo poderia se antecipar caso Barranquilla não fosse mais sede. Porém, em entrevista ao OTD em Santiago, a ex-prefeita disse que seria excelente para a cidade receber os Jogos, mas não falou de datas.

Carta de Nestor Ilic, presidente da Panam, para o Comitê Olímpico Colombiano sobre jogos pan-americanos de Barranquilla-2027 (Reprodução/El Heraldo)
Carta de Neven Ilic, presidente da Panam, para o Comitê Olímpico Colombiano (Reprodução/El Heraldo)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIKTOK E FACEBOOK

CANDIDATURA PROBLEMÁTICA

Em 2018 Barranquilla recebeu os Jogos da América Central e do Caribe. A cidade foi a única que se candidatou aos Jogos Pan-Americanos de 2027 e ganhou o direito de sediar em agosto de 2021, poucos meses antes dos Jogos Pan-Americanos Juvenis de Cali-2021, também na Colômbia. Os únicos Pan-Americanos na Colômbia foram os de Cali, em 1971.

Porém, havia uma quantia de oito milhões de dólares, com vencimento em 30 de julho de 2023. Metade deste dinheiro era relacionado ao “direito de organização”, enquanto a outra à “concessão de direito dos meios de comunicação”.

Em entrevista à imprensa colombiana no ano passado o então prefeito Jaime Pumarejo disse que o orçamento inicial dos jogos seriam de 400 a 450 milhões de dólares. O político ainda revelou que houve muita dificuldade em convencer o Governo Nacional, responsável por 60% deste valor.

CONFIRMAÇÃO DA PANAM EM SANTIAGO

O Comitê Executivo da Panam se reuniu em 19 de outubro na capital chilena, pouco antes dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, para discutir a situação financeira dos Jogos de 2027. As autoridades colombianas, portanto, responderam no dia 24, solicitando uma prorrogação. A Panam Sports aceitou enfim uma proposta final em que deveria pagar metade do dinheiro até 30 de dezembro e outra metade em 30 de janeiro. 

Em eleição que aconteceu durante os Jogos Pan-Americanos, Alejandro Char, candidato de oposição, foi eleito prefeito da cidade. A situação de Barranquilla-27 ficou ainda mais incerta. Porém, o prefeito-eleito, que assumiu o mandato em 29 de dezembro, prometeu cumprir o prometido.

Após o impasse, houve finalmente a tradicional passagem de bastão para Barranquilla na Cerimônia de Encerramento de Santiago-2023. Jaime Pumarejo, um dos maiores entusiastas dos Jogos,, e a ministra de esportes da Colômbia Astrid Rodríguez representaram a cidade. Porém, o presidente chileno Gabriel Boric não passou diretamente a bandeira para Pumarejo e sim, para Neven Ilic, presidente da Panam.

Após o prazo, a Panam Sports tomou uma “decisão irrevogável de tirar o direito de ser cidade-sede do torneio continental de 2027”. A nota oficial ainda informa que a “Panam Sports lamenta profundamente esta situação, mas a decisão foi tomada pensando no futuro do principal evento multi-desportivo das Américas e em todos os atletas do continente”.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Pan-Americano