Siga o OTD

Pan-Americano

São Paulo confirma interesse em Jogos Pan-Americanos de 27

Secretaria Municipal de Esportes e Lazer confirmou conversas adiantadas com COB sobre 31, mas que cidade pode se antecipar e substituir Barranquilla

Paulo Wanderley, Marta Suplicy, Thomas Bach e André Fufuca na Casa Brasil durante Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 (Foto de Gaspar Nóbrega/COB) são paulo busca jogos 27
(Foto: Gaspar Nóbrega/COB)

A prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) confirmou que São Paulo pode receber os Jogos Pan-Americanos de 27. Nesta quarta-feira (3), a Panam Sports retirou o direito de sede de Barranquilla após a cidade colombiana atrasar novamente pagamentos referentes ao contrato de cidade-sede.

A prefeitura de São Paulo já trabalha com o COB para se candidatar aos Jogos de 31. Assim, poderia adiantar os trabalhos, ainda que deixe claro que não existe contato direto com a Panam Sports sobre 27.

Em resposta aos questionamentos do Olimpíada Todo Dia, a SEME informou que existe um grupo de trabalho dedicado à candidatura de São Paulo para 31. Além disso, a secretaria afirmou que está em conversas adiantadas com o Comitê Olímpico do Brasil (COB). Afinal, qualquer candidatura precisa ser protocolada pelo Comitê Olímpico. Ainda não há informações se o Governo Federal ou ainda o Governo Estadual apoia oficialmente o projeto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

De acordo com a entidade, “com a perda do direito de Barranquilla de sediar o evento, a Prefeitura irá intensificar os estudos para a implementação das medidas necessárias para que a capital possa se antecipar e receber os Jogos Pan-Americanos em 2027”.

A agenda informada indica que o projeto de candidatura deverá ser entregue até junho ao COB. A Secretaria ainda salientou que “ainda não há contato oficial entre a Prefeitura e a Panam Sports sobre a realização do Pan na cidade de São Paulo, em 2027”.

JOGOS OLÍMPICOS DE SÃO PAULO-2036?

São Paulo já sediou os Jogos Pan-Americanos de 1963, quando a cerimônia de abertura foi no Pacaembú. A segunda vez que o Brasil recebeu o maior evento esportivo do continente foi em 2007, desta vez no Rio de Janeiro. Na época, os Jogos foram visto como um incentivo para a candidatura bem-sucedida aos Jogos Olímpicos de 2016.

A Prefeitura de São Paulo organizou na Casa Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2023 em Santiago. O evento contou com a presença de Marta Suplicy, secretária de relações internacionais e ex-prefeita da cidade. Em conversa com o Olimpíada Todo Dia, ela comentou que seria uma alegria receber os Jogos Olímpicos na cidade, mas que ainda não estava no horizonte.

Ela ainda reafirmou a importância do legado que os Pan-Americanos de 1963 deixaram para a cidade e que esperava que novos Jogos possam ter o mesmo sucesso.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Pan-Americano