Após votação entre os 56 membros da Panam Sports, a cidade de Lima foi eleita como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027. Esta será a segunda vez que a capital peruana receberá a competição multiesportiva, apenas oito anos depois de mandar o Pan de 2019. A nova definição aconteceu depois da entidade continental retirar o direito de Barranquilla, cidade da Colômbia, sediar o torneio, por conta de repasses financeiros atrasados.
A disputa final ficou entre Lima e a cidade de Assunção, no Paraguai. Depois de ambas as candidaturas apresentarem seus respectivos planejamentos, os países membros da Panam Sports votaram em quem seria escolhido como sede do Pan de 2027. Assim, em um resultado de 28 a 24, os peruanos levaram a melhor e comandarão o evento pela segunda vez na história.
“Quero destacar a transparência do processo e a irmandade de ambas as nações que competiram de forma saudável pelo direito de sediar os Jogos Pan-Americanos de 2027. Quero parabenizar Lima, o Comitê Olímpico Peruano, seu presidente Renzo Manyari e todo o Peru por esta tremenda conquista. Há alguns anos fizeram vibrar um continente inteiro e hoje, com mais experiência e uma infraestrutura espetacular, querem repetir ou melhorar o sucesso alcançado em 2019”, disse Neven Ilic, presidente da Panam Sports.
- Kauê Willy sofre acidente e não consegue atendimento em Roma
- Dandara Camilo ganha terceiro bronze do Brasil no Mundial Jr
- Tabela da Superliga masculina de vôlei 2024/2025
- Suzano vence Super Set e garante vaga na final do Paulista
- Ludmila marca em vitória do Chicago Red Stars na NWSL
Assunção sede do Pan Júnior de 2025
Por outro lado, Assunção buscava sediar os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez desde que a competição iniciou, em 1951, na edição de Buenos Aires. Ao menos, o Paraguai organizará o Pan Júnior de 2025, justamente na sua capital, vencendo a votação contra a cidade de Santa Marta, na Colômbia. Lembrando que o país foi palco do último Jogos Sul-Americanos, evento que ocorreu em 2022.
Antes da escolha pelas duas concorrentes, São Paulo cogitou se apresentar como candidato a sediar o evento, mas acabou desistindo do projeto. A cidade brasileira deverá vir como uma das possibilidades para a edição de 2031, 68 anos depois de organizar o torneio em 1963.