Siga o OTD

Pan-Americano

Pedra fundamental da Vila de Santiago 2023 é colocada

Local onde ficará a Vila Pan-Americana de Santiago 2023 teve sua pedra fundamental inaugurada nesta quinta-feira. Após os jogos, o local será moradia social

Vila Pan-Americana Santiago 2023
Divulgação Panam Sports

Com o ato de instalar a primeira pedra da Vila Pan-americana e Parapan-americana, a organização dos Jogos Santiago 2023 deu um passo importante em sua programação, dando início à construção do complexo residencial que acolherá cerca de 9 mil atletas no evento. multi-desportivo.

O local escolhido para a instalação deste recinto foi o Parque Bicentenário dos Cerrillos, na zona sul da capital, e a cerimónia, comandada pelo Presidente da República, Sebastián Píñera, consistiu no rebaixamento de uma caixa com os desejos dos moradores do município, os trabalhadores da obra e os atletas.

-Nicholas Santos vai buscar ouro e recorde mundial nos 50m borboleta

Futuro da Vila Pan-Americana

No evento, o presidente Sebastián Piñera confirmou que o conjunto habitacional será utilizado para habitação social após o término dos Jogos. “Depois de utilizada por atletas, esta vila vai ser habitada por famílias do nosso país, num complexo de primeira classe num desafio do nosso governo para tornar as cidades mais integradas e inclusivas”, anunciou.

Santiago 2023
Panam Sports

“Temos que recuperar o sentido de comunidade, a casa ou o apartamento é muito mais do que um conjunto de paredes, telhado e portas, é um local para o desenvolvimento das famílias, para o crescimento dos filhos, este conjunto habitacional vai refletir isso na essência, incorporando famílias vulneráveis ​​e de classe média ”, acrescentou, lembrando que o local onde se encontra a obra foi o acampamento do Exército de Libertação na Guerra da Independência e também o Aeroporto de Santiago há algumas décadas.

O presidente da Panam Sports, o chileno Neven Ilic, ficou satisfeito com o andamento das obras e destacou o patrimônio que permanecerá para o país. “Onde já passaram os Jogos Pan-americanos e Olímpicos, a história do esporte mudou para sempre, o legado desse evento vai durar muitos anos, os países aproveitaram e será o desafio do Chile”, disse.

Para a ministra do Esporte, Cecilia Pérez, foi um desejo realizado. “Foi um sonho que pensamos, com todos os inconvenientes, que talvez não tivéssemos chegado, que não ia ser priorizado, em tempos tão difíceis para o nosso país, agradeço que o esporte tenha sido uma prioridade de palavra e também em ação “, manifestou-se.

Santiago 2023
Panam Sports

Enquanto isso, o diretor executivo da Corporação Santiago 2023, Felipe De Pablo, avaliou o andamento das tarefas. “Concluímos mais um marco muito importante, que é dar esse início simbólico à Vila Pan-Americana e Parapan-americana, que já está em construção, agora esperamos receber nessas lindas instalações os quase nove mil atletas que ficarão. em Santiago 2023 ”, indicou.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Como será a VIla Pan-Americana

O Santiago 2023 Pan American e Parapan American Village terá 1.345 apartamentos em 6,5 hectares e custará 100 milhões de dólares, servindo de acomodação para cerca de 9 mil atletas entre outubro e novembro do ano dos Jogos, para posteriormente se tornar uma solução social e habitacional para a comuna de Cerrillos.

Mais em Pan-Americano