Siga o OTD

Pan-Americano

Brasil terá mais de 350 atletas nos Jogos Pan-americanos Júnior de Cali

País estará representado em 38 modalidades na primeira edição do evento que reunirá cerca de 3,5 mil atletas de 41 países nas disputas marcadas para ocorrerem de 25 de novembro a 5 de dezembro na Colômbia

Jogos Pan-americanos Júnior de Cali atletas brasileiros
(divulgação/Panam Sports)

Os Jogos Pan-Americanos Júnior de Cali, na Colômbia, terão mais de 350 atletas brasileiros em 38 modalidades. A primeira competição multiesportiva do novo ciclo olímpico será realizada entre 25 de novembro e 5 de dezembro e terá um ingrediente a mais para a nova geração do esporte das Américas. Os medalhistas de ouro das modalidades individuais garantem classificação para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023. A lista final da delegação brasileira será definida até o dia 29 de outubro.

“Os Jogos Pan-americanos Júnior têm grande importância para o Comitê Olímpico do Brasil (COB). A competição surge como uma possibilidade de elevar as performances esportivas dos jovens atletas e desenvolvê-los para competições internacionais futuras, inclusive os Jogos Olímpicos Paris 2024. É uma delegação jovem, que vai ter a oportunidade de experimentar os serviços oferecidos pelo COB e vivenciar, na prática, a realidade de representar o Time Brasil em um evento multiesportivo”, declarou o chefe da Missão Brasileira em Cali, Marco La Porta, que também liderou a delegação nacional nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

Os Jogos Pan-americanos Júnior reunirão cerca de 3,5 mil atletas, de 41 países, em 39 modalidades. A cidade de Cali será a sede principal e terá como subsedes: Jamundí, Yumbo, Palmira, Buga, Calima e Barranquilla.

Preparação e covid-19

Antes do embarque para a Colômbia, o COB, através de sua área de Desenvolvimento Esportivo, realiza o seminário preparatório #PartiuCali, com cinco encontros virtuais para toda a delegação. Além disso, às vésperas da viagem, o Time Brasil, com os atletas brasileiros e demais componentes da delegação, se reunirá em um hotel, em Guarulhos, na Grande São Paulo, para as últimas orientações sobre a competição.

Para repetir o resultado dos Jogos Olímpicos de Tóquio, onde o Brasil não teve nenhum caso de Covid-19, mais uma vez uma especialista em infectologia no departamento médico do COB fará parte da delegação brasileira: trata-se de Beatriz Perondi, que esteve em Tóquio. Outra infectologista que esteve com o COB nos Jogos Olímpicos, a Doutora Ho Yeh Lin, foi convidada e também será um importante ponto de apoio.

Testes e mais testes

Para Cali, novamente serão realizaras ações preventivas além das exigidas pelos organizadores do evento. Os componentes da missão brasileira farão testes RT-PCR cinco e dois dias antes da viagem, seguindo a recomendação da organização, além de um teste de antígeno horas antes do embarque. Em Cali, todos os atletas brasileiros e integrantes da delegação serão testados novamente em até 24hs após a chegada. Depois disso, haverá testes a cada quatro dias. O COB levará uma quantidade própria de testes de antígeno, fruto de acordo com a Fiocruz e o Ministério da Saúde. Em transportes públicos e na viagem de avião será recomendada a utilização de máscaras N95.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A maior parte da delegação brasileira embarcará para a Colômbia vacinada para a Covid-19. Segundo regras da organização dos Pan-americanos Júnior, todos os participantes maiores de 18 anos deverão estar imunizados para ingressar no país. “Tivemos uma experiência extremamente bem-sucedida em Tóquio, que serviu de parâmetro para montarmos nosso protocolo para Cali. Entendemos que um dos sucessos que tivemos em Tóquio foi a vacinação de grande parte da nossa equipe. Agora estamos trabalhando com muitos atletas menores de idade e a nossa recomendação é que eles tomem ao menos uma dose da vacina”, afirmou a coordenadora médica do COB, Ana Carolina Côrte.

Mais em Pan-Americano