Siga o OTD

Natação

Nicholas Santos vai buscar ouro e recorde mundial nos 50m borbo

Aos 41 anos, Nicholas Santos quer fazer “o tempo da vida” para defender o título e bater o recorde mundial dos 50m borboleta

Nicholas Santos vai buscar ouro e recorde mundial nos 50m borboleta no Mundial de natação Bruno Fratus e João Gomes Júnior Mare Nostrum medalha de ouro
Mine Kasapoglu

Aos 41 anos, Nicholas Santos está pronto para disputar seu 16º Mundial de natação na carreira. O brasileiro está em Abu Dhabi para a disputa da competição em piscina curta (25m) e tem claros seus objetivos: buscar a medalha de ouro e o recorde mundial nos 50m borboleta, sua especialidade.

Nicholas Santos está invicto nesta prova há dois anos na disputa da ISL (International Swimming League), inclusive nas oito etapas em que disputou nesta temporada. O recorde mundial em piscina curta, 21.75, ainda pertecendo ao brasileiro. Mas Szebastian Szabo, da Hungria, igualou a marca neste ano em um campeonato europeu. E agora, eles chegam para o Mundial de natação nos Emirados Árabes querendo desempatar essa disputa.

+Guilherme Guido vai à final nos 100m costas na estreia do Mundial

“Estou super bem preparado, ajustando cada vez mais a prova, minimizando os erros. Uma prova de piscina curta tem muito detalhe, é diferente de uma piscina de 50m. Então estou muito animado com o Mundial. É difícil dizer quem vai ganhar. Posso dizer que dois oito nadadores que vão estar na final dos 50m borboleta são adversários muito duros, não só o húngaro. Já competi com ele várias vezes, venci, mas temos que pensar etapa por etapa”, destacou Nicholas Santos ao Olimpíada Todo Dia.

Preparação aos 41 anos

Como um nadador veterano, Nicholas Santos tem desenvolvido cada vez melhor sua preparação, com treinos específicos que atendam às suas necessidades e particularidades junto de seu treinador, Felipe Domingues, na Oxygen. E isso tem sido fundamental para que ele consiga se manter em alto nível.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

“Tenho 41 anos e hoje não consigo me adaptar a um treino de um clube, que tem 30, 40 nadadores. Então hoje tenho um trabalho totalmente individualizado e parte física sou eu que faço também. Os treinos são muito curtos e bastante intensos, o que era diferente quando era mais novo. E eu evolui muito em preparação física. Hoje posso dizer que eu tenho uma capacidade de preparado, de conhecimento do meu corpo e de saber o que é bom para mim. Isso é um ponto favorável. O que acaba sendo negativo com a idade questão da recuperação. A gente acaba ficando mais cansado, então tem que controlar isso muito bem ao longo da temporada”, explicou.

“Melhor tempo da vida”

Além de sua principal prova, ele vai nadar o revezamento 4x50m medley, que será realizado 30 minutos antes da final dos 50m borbo, no domingo (19). Mas nada que assuste o brasileiro, já que, com a preparação em dia e a vontade de buscar o bicampeonato dos 50m borboleta, Nicholas Santos chega para a disputa em Abu Dhabi confiante e em busca do melhor tempo da vida.

“É uma competição que, apesar dos meus objetivos pessoais, eu tenho que nadar outras provas pensando no Brasil. Isso já aconteceu no último Mundial de piscina curta e foi muito bacana, a gente ganhou medalha no revezamento e eu venci os 50m borboleta. Então vamos esperar, estou super confiante. Estou tendo resultados muito constantes, uma média muito boa. Então estou indo para defender esse título e tentar nadar para o meu melhor tempo da vida, mesmo com 41 anos. Acredito que isso é possível”, concluiu.

Mais em Natação