Siga o OTD

Pan-Americano

Barranquilla é confirmada como sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027

Única cidade a se candidatar, Barranquilla receberá a 20ª edição do evento, que volta a Colômbia pela segunda vez

Barranquilla será sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027
(Divulgação)

A Panam Sports, entidade responsável pelos esportes olímpicos nas Américas, confirmou a sede dos Jogos Pan-Americanos de 2027. A 20ª edição da competição será disputada, então, em Barranquilla, na Colômbia, que receberá o evento pela segunda na vez na história, sendo que a primeira foi em 1971, em Cali.

O anúncio foi transmitido nas redes sociais da entidade e contou com a presença do presidente colombiano Iván Duque, o presidente da Panam Sports, Neven Ilic, e o presidente do Comitê Olímpico da Colômbia, Ciro Solano.

+Revezamento é bronze e Gabriel Bandeira conquista terceira medalha em Tóquio

Vale lembrar que Barranquilla, através do Comitê Olímpico Colombiano (COC), foi a única cidade a se candidatar para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2027. Assim, a competição será disputada pela terceira vez seguida na América do Sul.

Isso porque a de 2019 foi realizada em Lima, no Peru, e a de 2023 acontecerá em Santiago, no Chile. Antes, foram duas na América do Norte, Guadalajara 2011 e Toronto 2015, enquanto a América Central não recebe o evento desde 2003, com Santo Domingo, na República Dominicana.

Reconhecimento

Além disso, em 2018, a Barranquilla sediou os Jogos da América Central e do Caribe e, no final deste ano, Cali, também na Colômbia, receberá a primeira edição dos Jogos Pan-Americanos Júnior, em comemoração aos 50 anos da edição de Cali-1971.

“Esta designação representa um reconhecimento muito especial a um país que demonstrou um compromisso incondicional com o desenvolvimento esportivo do continente. Então ele acreditou em nós e, apesar da pandemia, eles têm feito um esforço incrível para os Primeiros Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021, o que nos deixa muito felizes e motivados. É por isso que nossos países membros decidiram ceder a sede de nosso principal evento esportivo em 2027 à bela cidade de Barranquilla”, disse o presidente da Panam Sports, Neven Ilic.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Queremos que o continente e o mundo olhem para Barranquilla. Estaremos prontos para recebê-lo, para mostrar o que Barranquilla é hoje e, principalmente, o que será daqui a alguns anos. É por isso que lhes entregamos as chaves da nossa cidade nesta cerimônia que abrirá as portas para que esta seja a sua casa. Esperamos você aqui e queremos que venha se apaixonar por esta cidade”, completou o prefeito de Baranquilla.

Confira a agenda olímpica dos próximos anos:

Novembro de 2021: Jogos Pan-americanos Júnior Cali-Valle 2021 (Colômbia)
Outubro de 2023: Jogos Pan-americanos de Santiago de 2023 (Chile)
Julho de 2024: Jogos Olímpicos de Paris 2024 (França)
2027: Jogos Pan-americanos de Barranquilla 2027 (Colômbia)
Julho de 2028: Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028 (Estados Unidos)

Mais em Pan-Americano