Siga o OTD

Seleção Brasileira

Ginasta de caso de racismo na seleção é convocado para o Pan de Toronto 2015

Arthur Nory, que foi um dos protagonistas de um lamentável caso de racismo, ao lado de Fellipe Arakawa e Henrique Flores, contra o companheiro de seleção Ângelo Assumpção

Na lista divulgada nesta sexta-feira pela CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) da seleção masculina de ginástica artística para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015, um nome chama a atenção entre os seis convocados. Arthur Nory, que foi um dos protagonistas de um lamentável caso de racismo, ao lado de Fellipe Arakawa e Henrique Flores, contra o companheiro de seleção Ângelo Assumpção, está na lista para o evento poliesportivo das Américas que começará no próximo dia 10 de julho.

E mais: Nory integrará também a equipe que irá treinar para o Campeonato Mundial de Glasgow (Escócia), no mês de outubro, quando o Brasil sonha em classificar pela primeira vez a equipe masculina completa para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

>>> Veja ainda: Caso de racismo na ginastica expõe crise na educação

Em maio, um vídeo postado pelo próprio Nory em sua rede social, com brincadeiras racistas contra Assumpção, ao lado de Arakawa e Flores, acabou vazando. O caso obviamente tomou proporções gigantescas, a ponta de obrigar a publicação de um outro vídeo, no qual os três “brincalhões” pediam desculpas a Assumpção, que estava ao lado deles na gravação, amenizando a situação.

A CBG, na ocasião, suspendeu os três ginastas, que inclusive ficaram sem receber os valores referentes ao Bolsa Atleta, programa de ajuda de custo do Ministério do Esporte. O caso foi parar ainda no TJD da CBG, que optou por apenas advertir os três atletas pelo ato racista contra o colega de seleção.

>>> E mais: Veja as modalidades do Pan de Toronto 2015 que valem vaga no Rio 2016

Quero acreditar então que para a CBG, o prêmio para uma brincadeira racista é uma convocação para o Pan-Americano…

A seleção brasileira, atual campeã pan-americana, embarca neste sábado para Colorado Springs, nos Estados Unidos, onde fará seu período de aclimatação, antes de chegar no Canadá para o Pan de Toronto.

Confira abaixo os convocados da CBG para os Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015

Arthur Zanetti
Arthur Nory Mariano
Caio Souza
Francisco Barretto Júnior
Lucas Bitencourt
Petrix Barbosa

Técnicos: Cristiano Albino, Fernando Lopes, Marcos Goto e Renato Araújo
Fisioterapeuta: Maria Eugênia Ortiz
Médica: Ana Carolina Corte
Chefe de delegação: Leonardo Finco

Mais em Seleção Brasileira