Siga o OTD

Seleção Brasileira

A ligação do Rei Pelé com o movimento olímpico

Veja momentos marcantes de Pelé, Rei do Futebol e Atleta do Século, no movimento olímpico

Pelé em uma sacada segurando a tocha branca da Rio-2016 com o fogo aceso. Ele veste uma camisa branca com detalhes em amarelo
(Foto: Luiz André Melo/Rio-2016)

O Rei do Futebol nunca disputou os Jogos Olímpicos. Pelé nunca escondeu que a medalha olímpica é uma coisa que faltou em seu currículo. “Comecei muito novo, com 16 anos já estava no Santos e, com 17, na Seleção. Naquela época, um jogador profissional não podia disputar as Olimpíadas. Essa é uma das minhas maiores frustrações, não ter uma medalha Olímpica”, afirmou o craque uma vez em entrevista ao ge.globo. Mesmo assim, Edson Arantes do Nascimento tem várias ligações com o movimento olímpico ao longo de sua carreira. Veja abaixo a lista:

1 – Atleta do Século

Em 1999, o Comitê Olímpico Internacional (COI) realizou uma enquete, junto aos comitês nacionais, para eleger o “Atleta do Século”. Mesmo sem uma participação nos Jogos Olímpicos, Pelé ganhou a disputa, superando campeões olímpicos como Muhammad Ali, Carl Lewis, Michael Jordan e Mark Spitz, que fecharam o top-5 da votação.

+ Atletas prestam homenagens ao Rei Pelé

2 – Campanha pela Rio-2016

Quando o Rio de Janeiro concorreu para sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, Pelé foi um dos embaixadores da candidatura olímpica. Afinal, ninguém melhor do que o Atleta do Século para ajudar a impulsionar a proposta brasileira. E 10 anos após vencer a eleição do COI, Pelé estava em Copenhagen no histórico 2 de outubro de 2009, quando o Rio de Janeiro derrotou Madri, Tóquio e Chicago para ganhar o direito de sediar a primeira Olimpíada da América do Sul.

Lula, Carlos Arthur Nuzmann e Pelé seguram uma bandeira do Brasil rodeados por uma multidão de homens de terno
Pelé com Lula e Carlos Arthur Nuzmann em 2009 (Foto: AFP)

3 – Aquele Abraço

Após participar do processo de escolha do Rio de Janeiro para sediar os Jogos de 2016, Pelé voltou a ser um dos ícones usados para apresentar a Cidade Maravilhosa para o mundo. No encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres-2012, o Rei do Futebol foi a surpresa final da apresentação brasileira, dando uma prévia do espetáculo que aconteceria quatro anos depois.

4 – Revezamento da tocha

Um dos momentos mais importantes dos Jogos é o revezamento da tocha olímpica. O fogo sagrado de Olímpia viaja pelo mundo alguns meses antes da abertura para anunciar a chegada de uma nova Olimpíada. Pelé participou deste momento em duas ocasiões. Em 2004, a tocha dos Jogos Olímpicos de Atenas passou pelo Rio de Janeiro e o tricampeão mundial foi uma das pessoas que participou do revezamento na futura cidade olímpica.

Pelé veste um casaco branco com mangas azuis e segura a tocha de 2004
(Foto: divulgação)

Em 2016, Pelé também participou do revezamento, mas em Santos, cidade onde brilhou no Alvinegro Praiano. O atleta era um dos nomes cotados para acender a pira olímpica na Cerimônia de Abertura da Rio-2016, mas não pôde comparecer devido a problemas de locomoção. “Neste momento eu não estou em condições físicas de participar da abertura dos Jogos. Como brasileiro, peço a Deus que abençoe a todos que participarem desse evento e que seja um grande sucesso e termine em paz!”, informou na época por meio de sua assessoria.

5 – Ordem olímpica

Em junho de 2016, Tomas Bach, presidente do COI, entregou a Pelé a Ordem Olímpica em uma cerimônia em Santos. A medalha é a mais alta condecoração do movimento olímpico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Seleção Brasileira