Siga o OTD

Saltos Ornamentais

LISTA: 10 atletas que viraram atores/atrizes ou escritores

Na segunda edição do OTD Cultural no Youtube, o Olimpíada Todo Dia lista dez grandes atletas que mudaram para o ramo do entretenimento e se tornaram atores/atrizes ou escritores; lista tem Tarzan, vilões de 007 e mais

A pandemia do novo coronavírus mudou drasticamente as nossas rotinas. Para evitar a propagação do vírus e ajudar no isolamento social, criamos, em março, o OTD Cultural, com indicações de livros, documentários e filmes esportivos para você aproveitar nessa quarentena.

O quadro virou semanal e agora está em vídeo. Na semana passada, demos dicas de filmes esportivos para ver no inverno, com um livro de bônus. Hoje, listamos 10 atletas que viraram atores, atrizes ou escritores.

Clique no vídeo acima e assista em primeira mão o programa!

OTD Cultural no Youtube 2 –Atletas que viraram atores, atrizes ou escritores

É bem comum ver atletas de sucesso no mundo do entretenimento. Como a lista é grande, decidimos separar apenas dez deles, sendo sete atores/atrizes e três escritores.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Tem Tarzan das piscinas, vilões do 007, ator de filme de ação que praticou um esporte que você nunca imaginaria, dois dos escritores mais influentes do século XX, atriz com arremesso e rebatida forte, craque do futebol para os pequenos, e é claro, o clássico alienígenas versus humanos.

Os dez atores, atrizes ou escritores são:

  • Johnny Weissmuller (natação/ ator)
  • Jason Statham (saltos ornamentais/ator)
  • David Bautista (luta livre/ator)
  • Harold Sakata (levantamento de peso/ator)
  • Mia Hamm (futebol/escritora)
  • Aubrey Plaza (softbol/atriz)
  • Samuel Beckett (críquete/escritor)
  • Ken Kesey (wrestling/escritor)
  • Michael Jordan (basquete/ator)
  • Lebron James (basquete/ator)

Johnny Weissmuller

 Johnny Weissmuller é o primeiro da lista de atletas que viraram atores, atrizes ou escritores.

No OTD Cultural em vídeo dessa semana, listamos 10 atletas que viraram atores, atrizes ou escritores; tem Tarzan, vilão do 007, atriz que rebate bem e mais!
10 atletas que viraram atores, atrizes ou escritores (reprodução)

O americano foi um dos maiores nadadores de todos os tempos, quebrou 67 recordes mundiais e ganhou seis medalhas olímpicas. Mas o salto para o estrelato aconteceu depois que ele se aposentou das piscinas e se transformou em Tarzan no cinema. Foram 12 filmes em que interpretou o “rei das selvas” que o transformaram definitivamente em celebridade.

Jason Statham

Segundo da lista de 10 atletas que viraram atores, atrizes ou escritores, o britânico Jason Statham é muito conhecido para quem gosta de filmes de ação.

10 atletas que viraram atores, atrizes ou escritores: Jasom Statham (Instagram/jasonstatham)

Dentre muitos outros, suas aparições em filmes como Adrenalina, Os Mercenários, Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, Revolver e Snatch – Porcos e Diamantes são bastante lembradas.

Logo, Statham deve ter tido um passado a algum esporte olímpico ligado as lutas, como taekwondo, boxe, judô ou caratê, certo?

ERRADO!

Jason Statham, acredite se quiser, era atleta dos saltos ornamentais no vídeo lá em cima nós comprovamos isso com imagens. Em 1990, o ator competiu no Commonwealth Games, os Jogos da Comunidade Britânica, e em 1992, no campeonato mundial ele ficou em 12, uma excelente colocação.

Se competisse em Tóquio, dificilmente não levaria uma medalha. Que juiz teria coragem de dar notas baixas pra um cara como ele?

David Bautista e Harold Sakata

Dois atletas que viraram atores e interpretaram vilões em filmes do agente secreto James Bond.

OTD Cultural: 10 atletas que viraram atores, atrizes ou escritores: David Bautista (à esquerda) e Harold Sakata (Instagram davidbautista/reprodução)

Harold Sakata foi um atleta norte-americano nascido no Havaí medalhista de prata Olímpico no levantamento de peso nos Jogos Olímpicos de Londres em 1948 e lutador profissional de wrestling.

Sua fama mundial, entretanto, só veio após sua aparição no cinema. Em 1964, o ator interpretou Oddjob, o segurança/motorista/assassino de aluguel de Auric Goldfinger no filme 007 contra Goldfinger, de 1964. Mesmo não tendo nenhuma fala no filme, o personagem ficou marcado pelo tradicional arremesso de seu chapéu.

Durante a gravação do filme, o diretor Guy Hamilton pediu pra que Sakata trouxesse mais realismo a uma cena específica e pediu que desse um golpe de caratê de verdade em Sean Connery (ator que interpretava 007). O golpe foi tão duro que o Connery fora das gravações por alguns dias.

Da luta livre para as telonas

Quase 50 anos após Sakata interpretar Oddjob, David Bautista entrou em ação como o capaganda que tenta a todo custo matar James Bond.

OTD Cultural: 10 atletas que viraram atores, atrizes ou escritores: David Bautista como Drax (reprodução)

O ator conhecido por interpretar o personagem Drax nos filmes da Marvel como Guardiões da Galáxia e Vingadores, foi o vilão do filme Spectre, de 2015. Assim como Oddjob, o personagem é de poucas palavras e muita ação. Bautista tem, no entanto, uma única fala durante toda a trama, justamente em seu momento final.

Antes de ir para o mundo do cinema, Dave Bautista foi 11 vezes campeão do WWE, a luta livre, bem popular nos Estados Unidos e que já revelou outros nomes do cinema como The Rock.

Mia Hamm

Considerada uma das maiores jogadores de futebol da história, a americana Mia Hamm é três vezes medalhista olímpica entre 1996 e 2004, com dois ouros e uma prata, e possui dois prêmios de melhor jogadora do mundo.

A jogadora se aposentou em 2001 e decidiu escrever. Ela publicou dois livros, ambos de sucesso. O primeiro, chamado Go for the Goal, Vá para o gol – que é feito para inspirar novas jogadoras ao redor do mundo.

O segundo é um livrinho infantil ilustrado feito para as mães de jogadoras de futebol, chamadas de soccer moms nos EUA, lerem para os filhos pequenos.

Aubrey Plaza

Famosa por ter feito a personagem April Ludgate, em Parks & Recreation, uma das mais sarcásticas de toda a história da televisão, a atriz americana Aubrey Plaza é um dos nomes que vem despontando no cinema e na televisão.

Antes de começar a carreira no mundo do entretenimento, Aubrey era uma grande jogadora de softbol. Aubrey começou aos sete anos de idade e quando chegou a pré-adolescência, ajudou o time dela do colégio a chegar na final nacional, algo muito difícil nos Estados Unidos.

Em 2016, a atriz foi convidada pelo Los Angeles Dodgers a arremessar a primeira bola de uma partida. Confira no vídeo do OTD Cultural as habilidades de Aubrey.

Samuel Beckett e Ken Kesey

Dois dos escritores mais influentes do Século XX que eram grandes atletas e poderiam facilmente ter seguido a carreira esportiva.

No OTD Cultural em vídeo dessa semana, listamos 10 atletas que viraram atores, atrizes ou escritores; tem Tarzan, vilão do 007, atriz que rebate bem e mais!
OTD Cultural: 10 atletas que viraram atores, atrizes ou escritores: Samuel Beckett (à esquerda) e Ken Kesey

Irlandês considerado um dos maiores escritores e dramaturgos do século passado e conhecido por revolucionar o teatro, Samuel Beckett foi vencedor do Prêmio Nobel de 1969 e é o pai do Teatro do Absurdo, que mescla o trágico e o cômico, com assuntos absurdos e fora da realidade nas peças, além de personagens com comportamentos estranhos.

Antes de virar escritor, Beckett era jogador de críquete, e dos bons. O autor de “Esperando Godot” era considerado um jogador de elite na década de 1920. Além disso, como um bom irlandês, ele jogava Rugby e lutava boxe. E também nadava, jogava tênis, golfe e pedalava!

Um estranho no esporte

Já o americano Ken Kesey é o autor de um livro clássico de deu origem a um dos filmes mais clássicos do cinema: Um Estranho no Ninho, estrelado por Jack Nicholson. A obra do cinema ganhou simplesmente cinco Oscars, sendo os de melhor filme, direção, ator, atriz e roteiro adaptado.

No OTD Cultural em vídeo dessa semana, listamos 10 atletas que viraram atores, atrizes ou escritores; tem Tarzan, vilão do 007, atriz que rebate bem e mais!
OTD Cultural: 10 atletas que viraram atores, atrizes ou escritores: Um Estranho no Ninho, obra inspiradan o livro de Ken Kesey (reprodução)

O livro relata os dias de R.P. McMurphy em um hospício. Ao ser condenado por um crime, ele se finge de louco para escapar da cadeia e enfrenta os desafios de uma instituição em que a insegurança e o medo imperam sob o comando de uma sádica enfermeira.

Os cinéfilos não teriam essa obra prima caso Ken Kesey não tivesse sofrido um sério problema no ombro que o deixou de fora da seleção norte-americana de wrestling para os Jogos Olímpicos de Londres-1948. Kesey era muito bom no esporte e considerado um dos melhores à época.

Michael Jordan e Lebron James

OTD Cultural: 10 atletas que viraram atores, atrizes ou escritores: Space Jam, com Michael Jordan (reprodução)

Um dos filmes esportivos mais icônicos dos anos 1990, Space Jam, de 1996, coloca o coelho Pernalonga e toda a sua a turma dos Looney Toones junto com os principais atletas da NBA à época, incluindo Michael Jordan, considerado por muitos como o maior jogador da história do basquete.

Na trama, alienígenas querem que Pernalonga e sua turma tornem-se a principal atração de um parque de diversões em seu planeta natal. Prestes a ser capturado, Pernalonga propõe um jogo de basquete em troca de sua liberdade.

Os extra-terrestres aceitam, mas como não são habilidosos, decidem ir a Terra para roubar as habilidades dos jogadores da NBA e formam o temível time dos Monstars, aparentemente imbatível. Mas Pernalonga consegue o reforço do melhor jogador da liga do Chicago Bulls para a disputa do “Jogo do Século”.

Nova versão

25 anos depois, o filme vai ganhar uma nova versão estreada por Lebron James, que ocupa o espaço de Jordan como o maior astro da NBA nos dias de hoje.

Ver essa foto no Instagram

2021. 🐰🥕 🎥 🍿👑

Uma publicação compartilhada por LeBron James (@kingjames) em

Não será, porém, a estreia de James nas telas de cinema. O astro do Los Angeles Lakers já fez umas pontas em filmes de Hollywood. Em 2015, por exemplo, ele participou do filme Train Wrack – Descompensada, no Brasil.

Lebron interpreta a ele mesmo, e dá conselhos amorosos para o seu médico (Bill Hader). O ator Lebron foi despojado e atua de modo descontraído nessa comédia romântica americana.

Filmes pro inverno

Aproveite também e confira abaixo a primeira edição do OTD Cultural em vídeo. Aproveitamos o frio que vem fazendo para dar dicas de filmes esportivos para ver no inverno, com um livro de bônus.

Tem um clássico da sessão da tarde que inspirou o Edson Bindilatti no bobsled, uma história que é bem clichê de filme americano, mas realmente aconteceu, um ataque bizarro de ataque nos Jogos de Inverno, Disney Pé Fria pra burro e o único brasileiro a correr nos polos norte e sul.

Mais em Saltos Ornamentais