Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Brasil é vice-campeão geral no saltos e nado do Sul-Americano

Foram dez medalhas para cada modalidade, sendo duas de ouro, cinco de prata e três de bronze nos saltos ornamentais e quatro pratas e seis bronzes no nado artístico. A Colômbia venceu as duas

Sul-americano de esportes aquáticos nado artístico saltos ornamentais
(Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

A seleção brasileira ficou com o vice-campeonato geral nos saltos ornamentais e também no nado artístico do Sul-Americano de Esportes Aquáticos, disputado em Cali, na Colômbia. As modalidades chegaram ao fim nesta sexta-feira (27), na piscina Hernando Botero O’Bryne. O Sul-Americano segue até o dia 7 de outubro com natação, polo aquático e maratona aquática. A Colômbia ficou com o título nas duas modalidades.

A equipe de saltos ornamentais encerrou a competição com 283 pontos conquistados durante os quatro dias de disputas. Foram dez medalhas, sendo duas de ouro, cinco de prata e três de bronze. “Nossa seleção teve um bom desempenho, ainda mais se considerarmos que a equipe que veio à Colômbia é composta por muitos jovens: sete dos oito saltadores têm até 22 anos. Eles precisam de rodagem internacional, e o início do ciclo olímpico é o melhor momento de testá-los. Todos voltam para casa com medalha e cientes do que precisa ser feito para evoluírem ainda mais”, falou Hugo Parisi, chefe de equipe do saltos ornamentais.

Nado artístico

No nado artístico, o Brasil somou 155 pontos na classificação geral também com com dez medalhas, sendo quatro de prata e seis de bronze. Destaque para Marina Postal e Eduarda Lima, atletas ainda da categoria júnior, que foram medalhistas na prova de dueto. Marina, inclusive, foi vice-campeã da rotina livre do solo.

“Estamos muito satisfeitos com nossa participação no campeonato, onde conquistamos segundo lugar geral. A dedicação da equipe foi notável, refletindo o esforço de cada atleta. As atletas mais antigas ofereceram um apoio fundamental, orientando e inspirando as mais novas da equipe senior. Além disso, foi uma grande oportunidade ter o dueto júnior competindo ao nosso lado, trazendo uma energia importante ao evento. Este resultado marca um passo importante em nosso caminho para traçar novos objetivos e fortalece nosso compromisso com o próximo ciclo olímpico”, afirmou Juliana Dias, chefe de equipe do nado artístico.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOKFACEBOOK E BLUESKY

Mais Sul-Americano

Assim, a delegação brasileira encerra a primeira semana de sul-americano de esportes aquáticos com 20 conquistadas (duas de ouro, nove de prata e nove de bronze). O campeonato tem uma pausa de dois dias e retorna na próxima segunda-feira (30) com as provas de Natação. As partidas de Polo Aquático e as provas de Águas Abertas também serão na próxima semana.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, os Olímpicos de Paris, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e de Santiago

Mais em Saltos Ornamentais