Siga o OTD

Heróis Olímpicos

O herói olímpico da natação que virou Tarzan no cinema

Johnny Weissmuller, nascido no antigo Império Austro-Húngaro, ganhou seis medalhas olímpicas, quebrou 67 recordes mundiais e ainda fez 12 filmes como o “rei das selvas”

Johnny Weissmuller ganhou cinco medalhas, quatro de ouro e uma de bronze, em duas Olimpíadas (COI)

Johnny Weissmuller nasceu em 1904 em Timsoara, que hoje faz parte da Romênia, mas na época pertencia ao Império Austro-Húngaro. Quando tinha sete meses, imigrou com sua família, que era de origem alemã para os Estados Unidos. Começou a trabalhar com 12 anos, ao mesmo tempo que frequentava aulas de natação, o esporte que mudou sua vida. Ele foi um dos maiores nadadores de todos os tempos, quebrou 67 recordes mundiais e ganhou seis medalhas olímpicas. Mas o salto para o estrelato aconteceu depois que ele se aposentou das piscinas e se transformou em Tarzan no cinema. Foram 12 filmes em que interpretou o “rei das selvas” que o transformaram definitivamente em celebridade.

Com 12 anos de idade, Johnny Weissmuller deixou a escola pública para trabalhar e ajudar a compor a renda da família. Seu primeiro emprego foi como mensageiro de hotel e depois como ascensorista. Nas horas vagas, fazia aulas de natação. A vida do imigrante começou a mudar quando entrou para a equipe da Associação Cristã de Moços, mas a coisa ficou séria para valer quando ele conheceu o técnico “Big Bill” Bachrach, principal treinador do Illinois Athletic Club de Chicago, em 1920.

JOGOS OLÍMPICOS

Sob as ordens do treinador, Johnny Weissmuller se preparou para o primeiro grande desafio da carreira: os Jogos Olímpicos de Paris-1924. Na capital francesa, o nadador americano ganhou três medalhas de ouro ao vencer os 100 m livre, os 400 m livre e o revezamento 4 x 200 m livre. Além disso, fez parte do time dos Estados Unidos de polo aquático, que ganhou o bronze.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Quatro anos depois, Johnny Weissmuller ganhou mais dois ouros em Amsterdã-1928 ao conquistar o bicampeonato dos 100 m livre e do revezamento 4 x 200 m livre. Mais uma vez defendeu a seleção americana de polo aquático, que, no entanto, não chegou ao pódio ao terminar na quinta colocação na Olimpíada holandesa.

TARZAN

Johnny Weissmuller como Tarzan
Johnny Weissmuller interpretou Tarzan em 12 filmes (RKO)

Em 1929, com 25 anos, Johnny Weissmuller deixou a natação competitiva. Apesar de ter abandonado precocemente o esporte, o atleta foi, durante 40 anos o maior medalhista da história da natação olímpica. Sua marca de cinco medalhas de ouro e uma de bronze só foi batida por Don Schollander, que ganhou quatro ouros em Tóquio-1964 e mais três na Cidade do México-1968.

+ CONHEÇA O BLOG CURIOSIDADES OLÍMPICAS

Hoje em dia, ele ainda é o 18º. maior vencedor da história olímpica das piscinas, mas sua posição poderia ser melhor se não tivesse abandonado tão cedo a natação competitiva.

Mas quatro anos depois de deixar o esporte, Johnny Weissmuller aceitou o convite para interpretar Tarzan no cinema e se transformou, para valer, numa celebridade mundial.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Heróis Olímpicos