Siga o OTD

Os Olímpicos

Dia 9 – Erin Jackson faz história em dia de nevasca em Pequim

(Enrico Calderoni/AFLO/Shutterstock)

Pela primeira vez dede o início dos Jogos, nevou em Pequim. Mas nevou muito. Muito mesmo.

O tempo péssimo ocasionou o cancelamento das qualificações do slopestyle em esqui feminino e do Aerials feminino. Mas ainda assim algumas provas externas foram mantidas, ocasionando enormes dificuldades para os atletas.

Slalom complicado

A primeira descida da disputa do slalom gigante masculino foi muito complicada. Cada atleta que terminava a descida mostrava a sua irritação por terem liberado a prova naquelas condições. Dos 87 atletas que desceram, 33 não terminaram, 38% de atletas sem concluir a descida, bem acima da média das disputas em Copas do Mundo. Ainda assim, muitos terminaram e o líder da Copa do Mundo, o suíço Marco Odermatt, fez o melhor tempo com 1:02.93, mas com o austríaco Stefan Brennsteiner a a penas 0.04, o francês Mathieu Faivre a 0.08 e o norueguês Henrik Kristoffersen a 0.12.

Para a segunda descida, o tempo estava um pouco melhor e apenas 7 não concluíram. Só que Kristoffersen e Brennsteiner foram muito mal e ficaram longe das medalhas. Quem foi pra liderança antes dos melhores foi o esloveno Zan Kranjec, com o tempo total de 2:09.54, após ter feito o melhor tempo na 2ª descida. Faivre foi pior, mas pegou o segundo lugar com 2:10.69. Odermatt foi o último a descer e se manteve muito bem, quase escorregando em dois momentos, mas ainda assim somou 2:09.35 e conquistou o ouro.

A vitória histórica de Erin Jackson

A americana Erin Jackson foi espetacular na vitória dos 500m da patinação de velocidade. Com 37.04 na 14ª de 15 baterias, ela venceu o ouro, o primeiro de uma mulher americana na pista longa desde 2002. Jackson ainda se tornou a 2ª mulher negra da história a vencer um ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno, se juntando a Vonetta Flowers, ouro no bobsled em 2002. Apenas 4 negros foram campeões olímpicos: o canadense Jarome Iginla no hóquei no gelo em 2002 e 2010, o americano Shani Davis na patinação de velocidade em 2006 e 2010, Flowers e agora Jackson.

Mas a incrível história não para por aí. Ela conseguiu várias medalhas na Copa do Mundo na temporada e era uma das favoritas, mas na seletiva americana escorregou e terminou em 3º lugar, com apenas duas vagas disponíveis. Só que Brittany Bowe, que ficou em 2º, desistiu da sua vaga para que Jackson se classificasse para os Jogos. As principais provas de Bowe são os 1.000m e os 1.500m. A japonesa Miho Takagi ficou com a prata com 37.12 e a russa Angelina Golikova bronze com 37.21.

Nas eliminatórias da perseguição por equipes masculina, melhor tempo da Noruega com 3:37.47, seguida dos Estados Unidos com 3:37.51, da equipe russa com 3:38.67 e da Holanda com 3:38.90, que se classificaram para as semifinais.

Emoções na perseguição

Duas grandes provas de perseguição animaram o dia no biatlo. Primeiro, as mulheres competiram nos 10km e a norueguesa Marte Olsbu Roiseland, campeã do sprint, largou na frente com 31s de vantagem sobre a sueca Elvira Öberg. Com uma excelente prova de esqui, Roiseland não foi ameaçada em nenhum momento, ainda mais com uma prova de tiro praticamente perfeita, errando apenas um na 3ª passagem. Muito tranquila, Roiseland conquistou seu 3º ouro em Pequim com o tempo de 34:46.9, colocando mais de 1min30s sobre Öberg, que chegou a cair bem após o 3º tiro quando errou dois, mas se recuperou. A norueguesa Ingrid Landmakr Tandrevold vinha pro bronze, mas na descida final sucumbiu ao cansaço, foi ultrapassada por algumas atletas e terminou se arrastando em 11º. Outra norueguesa, Tiril Eckhoff, acabou surpreendendo no bronze. Ela chegou a sua 7ª medalha olímpica, mas não vinha bem na temporada, quase afundando a equipe durante o revezamento misto em Pequim.

Parecia que a disputa masculina seria parecida. Johannes Thingnes Boe largou na frente com 26s de vantagem sobre o francês Quentin Fillon Maillet. Os dois zeraram no 1º tiro e o norueguês só abria mais vantagem. Mas da 2ª sessão de tiros em diante, foi um desastre. Ele sete tiros ao todo na prova e acabou terminando apenas em 5º, mais de 2min atrás do vencedor Fillon Maillet. O francês foi absolutamente perfeito, sem erros e não foi ameaçado a partir do momento que ultrapassou Boe e virou líder. Bronze no sprint no sábado, o irmão mais velho Tarjei Boe só cometeu um erro ainda no início da prova e foi pra prata a 28.6 do francês. O russo Eduard Latypov, que largou em 11º, 1min14s atrás de Boe, também errou apenas um e pegou o bronze, 7s depois de Tarjei Boe. Fillon Maillet conquistou sua 4ª medalha em Pequim e ainda tem duas provas pela frente. Curioso que nesta prova apenas os 60 primeiros do sprint participam. E os que largaram em 60º foram muito bem. O ucraniano Anton Dudchenko terminou em 23º e a bielorrussa Iryna Leshchanka ficou em 20º lugar.

Schulting lidera Holanda no revezamento

Holanda vence revezamento 3.000m na pista curta (Getty Images)

Vitória espetacular da Holanda na patinação de velocidade em pista curta no revezamento 3.000m feminino. A equipe holandesa brilhou e liderou praticamente todas as voltas para vencer com recorde olímpico de 4:03.409. Suzanne Schulting venceu seu 3º ouro na carreira e 2º em Pequim. A equipe honrou Lara van Ruijven, campeã mundial dos 500m em 2019 e que esteve na campanha do bronze de 2018. Em junho de 2020, ela se sentiu mal num treinamento e foi hospitalizada e transferida para a UTI às pressas, falecendo dias depois por conta de uma doença auto-imune aos 27 anos. A equipe da Coreia do Sul foi prata com 4:03.627 e a China bronze com 4:03.863.

Nos 500m masculino, algumas surpresas nas quartas de final, como as eliminações do chinês Ren Ziwei e do húngaro Shaolin Sandor Liu. Nas semifinais, destaque para a eliminação do favorito chinês Wu Daijing. Na decisão, o húngaro Shaoang Liu liderou do início ao fim para ficar com o ouro com 40.338, com o russo Konstantin Ivliev na prata com 40.431 e com o canadense Steven Dubois no bronze com 40.669. 3ª medalha de Liu nos Jogos.

Novo ouro russo no revezamento

A equipe do Comitê Russo dominou o revezamento 4x10km do esqui cross-country, vencendo com muita folga. Alexey Chervotkin abriu no estilo clássico e entregou para Alexander Bolshunov já com 23s de vantagem sobre o 2º colocado. Bolshunov, que já venceu duas medalhas em Pequim, ampliou a vantagem para quase 1min sobre a Noruega, que assumiu o 2º lugar. Nas duas pernas finais, no estilo livre, Denis Spitsov e Sergey Ustiugov mantiveram a vantagem até a equipe vencer com 1:54:50.7. A Noruega, que fechou com Johannes Hoesflot Klaebo, ficou com a prata a 1min07s2 e a França foi bronze a 1min16s4.

Foi a primeira vitória russa na prova. Em Lake Placid-1980, a vitória foi dos soviéticos. Já a França pegou pela terceira vez seguida o bronze na prova, com Maurice Manificat nas três vezes.

Humphries na frente

Kaillie Humphries lidera com tranquilidade após as duas primeiras descidas do monobob feminino, prova que estreia nos Jogos. Na 1ª descida, ela bateu o recorde da pista com 1:04.44 e na 2ª também foi a melhor com 1:04.66. Ela foi bicampeã olímpica do bobsled em 2010 e 2014 defendendo o Canadá, mas problemas de relacionamento com a federação canadense a fizeram mudar para os Estados Unidos e, aos 36 anos, segue favorita como nunca. A canadense Christine de Bruin está em 2º lugar a 1.04 e a alemã Laura Nolte em 3º a 1.22.

Edin e Tirinzoni seguem perfeitos

A Suíça de Silvana Tirinzoni segue invicta no torneio de curling feminino. Elas venceram o 5º jogo seguido com 8-4 sobre o Canadá de Jennifer Jones, que faz campanha bem ruim, com apenas uma vitórias em quatro jogos. Japão, Grã-Bretanha, Suécia e Estados Unidos vem na sequência com três vitórias cada.

Já na disputa masculina, a Suécia de Niklas Edin também continua invicta. Neste domingo, venceram a Noruega por 6-4, atingindo a 5ª vitória. A Grã-Bretanha de Bruce Mouat venceu 7-6 a China e 8-2 a Dinamarca para se isolar em 2º lugar com 4 vitórias.

Hóquei define os playoffs

Fim da 1ª fase do hóquei masculino. Pelo Grupo A, os Estados Unidos, que estão com uma equipe praticamente toda universitária, derrotou a Alemanha por 3-2 e é a única equipe dos Jogos com três vitórias no tempo normal. O Canadá fez 5-0 na China pelo mesmo grupo A. Já pelo Grupo C, a Finlândia fez uma virada espetacular sobre a Suécia. Perdia por 3-0 e, no 3º tempo, empatou 3-3. A partida foi pra prorrogação e, com 2min, a Finlândia virou 4-3 no gol de ouro. A Eslováquia vence a Letônia por 5-2.

A chave dos playoffs está formada. Se enfrentam na rodada preliminar: Eslováquia x Alemanha, Dinamarca x Letônia, Tchéquia x Suíça e Canadá x China. Os vencedores destes jogos enfrentam, nesta ordem: Estados Unidos, Comitê Russo, Finlândia e Suécia.

Medalhistas do dia

OuroPrataBronze
Esqui alpino Slalom gigante masculinoMarco Odermatt (SUI)Zan Kranjec (SLO)Mathieu Faivre (FRA)
Biatlo Perseguição 12,5km masculinoQuentin Fillon Maillet (FRA)Tarjei Boe (NOR)Eduard Latypov (ROC)
Biatlo Perseguição 10km femininoMarte Olsbu Roiseland (NOR)Elvira Öberg (SWE)Tiril Eckhoff (NOR)
Cross-Country Revezamento 4x10km masculinoComitê RussoNoruegaFrança
Velocidade em Pista Curta 500m masculinoShaoang Liu (HUN)Konstantin Ivliev (ROC)Steven Dubois (CAN)
Velocidade em Pista Curta Revezamento 3.000m femininoHolandaCoreia do SulChina
Patinação de Velocidade 500m femininoErin Jackson (USA)Miho Takagi (JPN)Angelina Golikova (ROC)
Em verde: acertei a posição. Em vermelho: coloquei no pódio, mas errei a colocação

Após nove dias, acertei 28 dos 65 campeões (43,1%), coloquei 45 deles no pódio (69,2%) e coloquei 96 dos 195 medalhistas no pódio (49,2%).

Mais em Os Olímpicos