Siga o OTD

Os Olímpicos

Dia 7 – Um obrigado a Shaun White e dois recordes mundiais

(Andrew Medichini/AP)

Um dos maiores da história se despede dos Jogos sem medalha. Enquanto isso, a Alemanha venceu mais uma prova de trenós e segue liderando o quadro de medalhas com 7 ouros.

Em dias de dois recordes mundiais, vitórias espetaculares de Suzanne Schulting, Iivo Niskanen, Nils van der Poel e Marte Olsbu Roiseland

Ouro pra Gut e Shiffrin conclui a prova

Na disputa do Super-G feminino o ouro ficou com a campeã mundial de 2021, a suíça Lara Gut-Behrami. 7ª a descer, ela completou o percurso em 1:13.51, superando a marca da austríaca Mirjam Puchner em 0.22. O bronze ficou com a suíça Michelle Gisin com 1:13.81 numa prova onde as líderes ficaram muito próximas. A austríaca Tamara Tippler foi 4ª colocada a apenas 0.03 do pódio.

Campeã em 2018, a checa Ester Ledecka acabou na 5ª posição a 0.13 da 3ª colocada. Vale lembrar que Ledecka, bicampeã olímpica do snowboard, levou a prova em PyeongChang com apenas 0.01 de vantagem sobre Anna Veith e Gut-Behrami foi a 4ª colocada ficando fora do pódio também por 0.01.

A americana Mikaela Shiffrin finalmente conseguiu concluir uma descida após o fracasso no slalom e no slalom gigante. Ela terminou na 9ª posição a 0.79 da vencedora. Um alívio pra ela, que ficou extremamente abalada com os erros nas provas anteriores.

Roiseland voando pro ouro

Favorita e melhor biatleta da temporada, a norueguesa Marte Olsbu Roiseland fez uma prova brilhante no sprint 7,5km feminino. Quinta a largar, ela zerou nos tiros e, impulsionada pelo seu excelente esqui, completou o percurso em 20:44.3 e aí foi só esperar todas terminarem. A italiana Dorothea Wierer, que foi o destaque do Mundial de 2020, pegou o segundo lugar momentâneo a 37.2 de Roiseland e copm uma prova de tiro espetacular. Wierer é uma das atiradoras mais rápidas do circuito e, quando zera, se dá muito bem.

Uns 10min depois de Wierer terminar, a sueca Elvira Öberg a ultrapassou e pegou a prata, jogando a italiana pro bronze. Öberg fez 21:15.2, também zerando no tiro, mas ainda assim a pouco mais de 30s atrás da norueguesa. Com a vitória, Roiseland vai largar em 1º na prova de perseguição e com uma bela vantagem de 30s sobre Öberg. Com a vitória, Roiseland chega a sua 5ª medalha olímpica, a 2ª de ouro em Pequim.

Alemanha vence no trenó e a estreia de Nicole Silveira

Mais uma dobradinha alemã em uma prova de trenó, agora no skeleton masculino. Christopher Grotheer liderou desde a primeira descida e levou o ouro com 4:01.01, vantagem de 0.66 sobre o seu compatriota Axel Jungk. Surpresa o bronze do chinês Yan Wengang que deixou vários dos favoritos pra trás, mas com a enorme vantagem de ter treinado muito nesta pista. Maior nome da história do skeleton, o letão Martins Dukurs, hexacampeão mundial e com mais de 60 vitórias em Copas do Mundo, segue sem seu ouro olímpico. Ele tem duas pratas de 2010 e 2014 e terminou na 7ª posição, a 0.99 do pódio.

Nas disputas femininas, tivemos as duas primeiras descidas, e a australiana Jaclyn Narracott é a líder com 2:04.34, com 0.21 sobre a alemã Hannah Neise e 0.23 sobre a também alemã Tina Hermann. Nicole Silveira foi 12ª na 1ª descida com 1:02.58 e encerrou o dia em 14º lugar a 1.19 de Narracott.

A despedida de Shaun White

Na final do snowboard halfpipe masculino, não deu pro tricampeão Shaun White levar seu 4º ouro. Ele bem que tentou, fez duas belas primeiras descidas tirando 72,00 e 85,00, mas caiu na 3ª e encerrou sua carreira olímpica (e provavelmente esportiva) com a 4ª posição. Um dos maiores nomes do esporte mundial, White foi ouro em 2006, 2010 e 2018 e 4º em 2014.

A vitória foi pro japonês Ayumu Hirano, com uma passagem final simplesmente espetacular de 96,00 pontos, sendo que teve até uma nota 98,00. Tricampeão mundial, o australiano Scotty James ficou com a medalha de prata com 92,50 e o suíço Jan Scherrer levou bronze com 87,25.

Recorde mundial na pista longa

Não teve pra ninguém. O sueco Nils van der Poel foi um monstro na final dos 10.000m na patinação de velocidade e venceu com recorde mundial de 12:30.74, baixando a própria marca de 12:32.95, estabelecida em fevereiro de 2021. A Holanda não podia ficar de fora e pegou a prata com Patrick Roest com 12:44.59. Parecia que viria uma dobradinha holandesa no pódio, com Jorrit Bergsma na 3ª posição com 12:48.94, mas ele foi superado pelo italiano Davide Ghiotto, que competiu na mesma bateria de van der Poel e conseguiu 12:45.98 pra pegar o bronze.

Schulting bicampeã

Foi um dia perfeito pra holandesa Suzanne Schulting na velocidade em pista curta. Nas 4as de final, numa disputa extremamente tranquila, ela venceu com 1:26.514, batendo o recorde mundial da prova. Nas semifinais, controlou a prova com a belga Hanne Desmet e a sul-coreana Lee Yubin coladas nela, mas sem conseguir ultrapassar. Desmet, aliás, venceu Lee por apenas 0.004 para avançar pra decisão, enquanto a coreana foi pra Final B.

Na decisão, Schulting tomou conta da prova, liderando do início ao fim para vencer com 1:28.391 e faturar o bicampeonato olímpica dos 1.000m. A sul-coreana Choi Minjeong ficou bem perto na prata com 1:28.443. Na última volta, a italiana Arianna Fontana acabou derrubando a americana Kristen Santos e, com isso, a belga Desmet aproveitou e conquistou um inesperado bronze.

Ainda tivemos as eliminatórias dos 500m masculino, onde praticamente todos os favoritos avançaram para as 4as, com exceção do sul-coreano Lee Juneseo. Nas semifinais do revezamento 5.000m masculino, Canadá, Itália e China avançaram na primeira semifinal, enquanto Coreia do Sul e Comitê Russo na segunda. Já a Hungria, que foi ouro em 2018, ficou em 4º lugar na bateria, fora da decisão.

Vitória finlandesa no estilo clássico

Nos 15km do esqui cross-country, vitória do finlandês Iivo Niskanen. Especialista no estilo clássico, ele venceu a prova com o tempo de 37:54.8 para ficar com o seu 3º ouro olímpico da carreira. Todas as suas vitórias em Copas do Mundo e medalhas olímpicas ou mundiais foram em provas de estilo clássico ou do skiathlon, que mistura o clássico com o livre. Niskanen dominou a prova, ficando com o melhor tempo em todas as parciais.

A prata ficou com o russo Alexander Bolshunov, que completou a distância 23s2 pior enquanto o norueguês Johannes Hoesflot Klaebo levou o bronze a 37.5 de Niskanen. Esta foi a 5ª medalha olímpica do Klaebo, a 1ª que não foi um ouro. Já Bolshunov tem agora seis medalhas em Olimpíadas e ele nunca deixou de subir ao pódio numa prova que disputou. Tricampeão olímpico desta prova, o suíço Dario Cologna ficou longe de conquistar o tetra, acabando em 44º. Longe de sua especialidade, o brasileiro Manex Silva ficou na 90ª posição entre 95 que terminaram 21min40s atrás do finlandês.

Rumo a uma final EUA x Canadá

As duas primeiras quartas de final do feminino foram disputadas, com as duas maiores potências no gelo. Os Estados Unidos começaram perdendo de 1-0 para e Tchéquia, mas 50s depois empataram e viraram o jogo para 4-1. Já o Canadá não tomou conhecimento da Suécia, que já viu dias melhores no hóquei feminino. As canadenses golearam por 11-0 e, após 5 jogos em Pequim, já marcaram 44 gols.

No masculino, pelo Grupo B, o Comitê Russo vence a sua segunda partida com 2-0 na Dinamarca. Já a Tchéquia fez 2-1 na Suíça após as cobranças de penalidade. Pelo Grupo C, Suécia fez 4-1 na Eslováquia e a Finlândia 3-1 na Letônia. Ambas as equipes chegam a duas vitórias no grupo.

Edin segue invicto

Niklas Edin venceu a Itália por 9-3 e com isso a Suécia é a única invicta no curling masculino após três jogos. Vale destacar o jogo entre Comitê Russo e Dinamarca, onde no 5º end o capitão dinamarquês Mikkel Krause fez uma jogada inacreditável, tirando todas as suas próprias pedras da pista, dando seis pontos de graça para os russos.

No feminino, a Suíça de Silvia Tironzini venceu a equipe russa por 8-7 enquanto a equipe americana fez 8-4 na China. Com três jogos, elas são as únicas equipes invictas até aqui.

Medalhistas do dia

OuroPrataBronze
Esqui alpino Super-G femininoLara Gut-Behrami (SUI)Mirjam Puchner (AUT)Michelle Gisin (SUI)
Biatlo Sprint 7,5km femininoMarte Olsbu Roiseland (NOR)Elvira Öberg (SWE)Dorothea Wierer (ITA)
Cross-country 15km clássico masculinoIivo Niskanen (FIN)Alexander Bolshunov (ROC)Johannes Hoesflot Klaebo (NOR)
Velocidade Pista Curta 1.000m femininoSuzanne Schulting (NED)Choi Minjeong (KOR)Hanne Desmet (BEL)
Skeleton masculinoChristopher Grotheer (GER)Axel Jungk (GER)Yan Wengang (CHN)
Snowboard Halfpipe masculinoAyumu Hirano (JPN)Scotty James (AUS)Jan Scherrer (SUI)
Patinação de Velocidade 10.000m masculinoNils van der Poel (SWE)Patrick Roest (NED)Davide Ghiotto (ITA)
Em verde: acertei a posição. Em vermelho: coloquei no pódio, mas errei a posição

Após sete dias, acertei 24 dos 52 campeões (46,2%), coloquei 37 deles no pódio (71,2%) e coloquei 80 dos 156 medalhistas no pódio (51,3%).

Mais em Os Olímpicos