Siga o OTD

Os Olímpicos

Dia -1 – Goleadas no hóquei e a estreia brasileira

(Andre Ringuette/HHOF-IIHF Images)

Pela 1ª vez na história dos Jogos de Inverno, o Brasil fez sua estreia antes da Cerimônia de Abertura.

Esqui Freestyle

Sabrina Cass - Pequim-2022
Wander Roberto/ANOC

E quem teve esta honra foi Sabrina Cass, na primeira qualificação do moguls feminino. Antepenúltima a descer entre 30 participantes, Sabrina estava nervosa e cometeu um erro na aterrissagem do seu primeiro salto durante a descida, perdendo pontos preciosos na técnica. Ela completou a descida em 32s13 (11,79 pontos), tirou 9,71 nos saltos e 40,7 no turns, ficando em 21º lugar entre as 25 que completaram a descida com total de 62,20 pontos.

As 10 melhores de hoje já se garantiram na final e as 20 restantes voltam no domingo para mais uma descida, que dará mais 10 vagas pra final. Sabrina precisa melhorar para conseguir subir posições, já que o que vale é a melhor pontuação entre as duas descidas. A melhor do dia foi a australiana Jakara Anthony com 83,75 seguida da francesa campeã olímpica e mundial Perrine Lafont com 81,11, únicas acima dos 80 pontos.

Na qualificação masculina, nenhuma surpresa com a melhor performance do campeão olímpico Mikaël Kingsbury. O canadense foi o único acima dos 80 pontos com 81,15, mostrando uma técnica espetacular nos turns e execução quase perfeita dos dois saltos. O japonês Ikuma Horishima, principal adversário de Kingsbury, foi apenas 16º com 74,40 e precisa ficar de olho pra não perder a vaga na decisão. A 2ª quali masculina e as finais serão no sábado.

Hóquei no Gelo

Quatro jogos abriram a disputa feminina. Pelo Grupo A, o grupo forte com as principais equipes, Canadá e Estados Unidos mostraram que ainda estão num outro patamar e que devem fazer mais uma vez a final olímpica. As canadenses arrasaram a Suíça, 4ª colocada no último Mundial, com uma goleada de 12-1. Ao todo 8 jogadoras marcaram para o Canadá e 12 pontuaram (gol ou assistência). No último jogo do dia, os Estados Unidos também não tiveram dificuldades com a Finlândia, vencendo por 5-2. Os dois gols finlandeses foram marcados por Susanna Tapani, que além de jogar hóquei no gelo também é capitã nacional no hóquei inline e tetracampeã mundial de Ringette, uma variação do hóquei no gelo onde se utilizam bastões e não um taco.

Pelo Grupo B, o mais fraco e onde apenas 3 das 5 equipes irão avançar de fase, a Tchéquia fez 3-1 na China. Foi a estreia checa em Jogos Olímpicos no feminino. Na outra partida, o Japão venceu por 3-1 a Suécia, que não vive boa fase e até caiu de divisão no Mundial. E a Suécia foi prata em 2006, vencendo as americanas na semifinal.

Curling

Foram três sessões de duplas mistas no curling nesta quinta-feira, com 10 jogos.

Apenas duas equipes venceram dois jogos hoje: Suécia com 7-4 na Tchéquia e 7-6 na China e a Itália, que fez 8-4 nos Estados Unidos e 8-7 na Suíça. Com apenas dois jogos no torneio, a Itália é a única dupla invicta. Outras 4 duplas tem duas vitórias em três jogos.

A decepção tem sido da Suíça, que já perdeu duas partidas. Martin Rios e Jenny Perret foram campeões mundiais em 2017. Já a China vem fazendo uma boa campanha e quase venceu a Suécia na sessão noturna, mas Almida del Val fez uma jogada espetacular na última pedra do jogo para marcar 3 pontos, virar o placar e vencer.

Nesta sexta-feira, mais sete partidas de curling, dois jogos de hóquei feminino e as primeiras etapas da prova por equipes da patinação artística.

Mais em Os Olímpicos