Siga o OTD

Os Olímpicos

Apostas Tóquio-2020 – Ciclismo de Pista

Sprint individual masculino Jason Kenny

Este é um dos esportes que mais gosto de assistir, mesmo praticamente sem brasileiros, com provas dinâmicas, com reviravoltas, estratégicas e muito emocionantes.

O programa do ciclismo de pista em Tóquio terá 12 provas, duas a mais que no Rio-2016, após o retorno da Madison, que também terá disputa no feminino. Nas últimas edições, a Grã-Bretanha dominou o quadro de medalhas no velódromo, com 7 ouros em 10 em Pequim-2008, 7 em 10 em Londres-2012 e 6 em 10 no Rio-2016. Os britânicos seguem como uma das principais forças da modalidade, liderados pelo casal Jason e Laura Kenny. Ele especialista em velocidade e ela nas provas de fundo. Jason, que já soma 6 ouros e 1 prata olímpicos, busca o tetracampeonato no sprint por equipes e o tricampeonato no sprint individual. Laura, com 4 ouros na carreira, segue rumo ao tricampeonato na Omnium e da perseguição por equipes.

Só que Jason Kenny não terá moleza com a fortíssima equipe de velocidade holandesa, que, liderada por Harrie Lavreysen, dominou os Mundiais de 2019 e 2020, com ouros no sprint, sprint por equipes e Keirin. A holandesa Kirsten Wild deve ser a pedra no sapato de Laura Kenny. Wild tem 16 medalhas em Mundiais, sendo 8 ouros, incluindo os da Omnium em 2018 e 2019 e da Madison em 2019 e 2020, mas ainda não conquistou ume medalha olímpica na carreira.

Na velocidade feminina, o foco será todo da Alemanha, com as jovens Emma Hinze e Pauline Grabosch. Enquanto Lavreysen venceu as três provas olímpicas no Mundial de 2020, Hinze fez o mesmo no feminino. Já nas provas de fundo masculinas, foco na Dinamarca, de Lasse Norman Hansen.

OuroPrataBronze
Sprint individual masculinoHarrie Lavreysen (NED)Jason Kenny (GBR)Jeffrey Hoogland (NED)
Sprint por equipes masculinoHolandaGrã-BretanhaFrança
Keirin masculinaHarrie Lavreysen (NED)Yudai Nita (JPN)Azizulhasni Awang (MAS)
Perseguição por equipes masculinaDinamarcaItáliaNova Zelândia
Madison masculinaAlemanhaDinamarcaFrança
Omnium masculinaBenjamin Thomas (FRA)Lasse Norman Hansen (DEN)Jan-Willem van Schip (NED)
Sprint individual femininoEmma Hinze (GER)Lee Wai Sze (HKG)Anastasia Voynova (RUS)
Sprint por equipes femininoAlemanhaChinaRússia
Keirin femininaLee Wai Sze (HKG)Kaarle McCulloch (AUS)Emma Hinze (GER)
Perseguição por equipes femininaEstados UnidosGrã-BretanhaAustrália
Madison femininaHolandaItáliaDinamarca
Omnium femininaKirsten Wild (NED)Laura Kenny (GBR)Yumi Kajihara (JPN)

Mais em Os Olímpicos