Siga o OTD

Os Olímpicos

Noruega vence na abertura do Mundial de Biatlo

Serão algumas semanas intensas no circuito de esportes de inverno, com a realização de vários mundiais neste resto de fevereiro e início de março. Vale lembrar que os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim começam daqui a um ano e esta a última temporada completa antes dos Jogos.

Começou nesta quarta-feira em Pokljuka, na Eslovênia, o Mundial de Biatlo, o primeiro após a aposentadoria do francês Martin Fourcade. E começou como esperado, com mais um ouro norueguês no revezamento misto.

Sturla Holm Laegreid, vice líder da Copa do Mundo, abriu pra equipe norueguesa e entregou em terceiro, atrás do bielorrusso Anton Smolski, zebra até aqui, e do francês Emilien Jacquelin, ouro na perseguição no Mundial de 2020. Na sequência, veio o líder da Copa do Mundo, Johannes Thingnes Boe, que assumiu a liderança. Ele precisou de 2 tiros extras, mas viu seus principais adversários errarem mais. Além disso, Boe é um grande esquiador e foi abrindo vantagem. Na troca para as mulheres, Boe entregou com 39s de vantagem sobre a França, que vinha com Quentin Fillon Maillet.

Tiril Eckhoff também não conseguiu tiros limpos, precisando de dois tiros extras tanto na sessão deitada como na em pé. A francesa Anaïs Chevalier-Bouchet tentava buscar Eckhoff, mas teve uma desastrosa sessão em pé de tiro. Errou os 3 tiros extras e ainda assim ficou devendo um alvo e, por isso, precisou dar uma volta de penalidade. Com isso, a Ucrânia assumiu o 2º lugar com Yuliia Dzhima, enquanto Áustria e Suécia vinham na sequência.

Na última perna, Marte Olsbu Roiseland, líder da Copa do Mundo, recebeu com folga de 39s sobre a Ucrânia e seguia pro ouro tranquilamente. Na última sessão, Roiseland errou 3 alvos e foi pros tiros extras. Com calma, acertou todos e partiu para o ouro. Lisa Theresa Hauser colocava a Áustria num inesperado 2º lugar indo para a prata, abrindo alguns segundos sobre a sueca Hanna Öberg e a ucraniana Olena Pidhrushna, que brigaram pelo bronze. A francesa Julia Simon vinha em 5º, tirando um pouco do tempo perdido pela sua compatriota, mas não foi suficiente.

Roiseland cruzou a linha em 1:20:19.3 para dar o ouro para a Noruega. Com leve vantagem sobre as outras, Hauser cruzou para a prata enquanto Öberg buscou e passou na frente de Pidhrushna na chegada, colocando a Suécia no pódio. A França acabou em 5º lugar e a forte Alemanha decepcionou acabando em 7º.

A Noruega venceu a prova pela 6ª vez na história, sendo a 3ª seguida. Com a vitória, Johannes Thingnes Boe conquistou seu 11º título mundial e chega a 21 medalhas na carreira. Marte Olsbu Roiseland soma agora 10 ouros mundiais (foram 5 apenas em 2020), Eckhoff tem agora 7 títulos mundiais e Laegreid conquista seu primeiro ouro em seu primeiro mundial.

O Mundial de Biatlo volta na sexta-feira com o sprint masculino. Enquanto isso, nesta quinta, inicia-se o Mundial de Esqui Alpino e o de patinação de velocidade. Além disso, teremos na Suécia as finais do Mundial de snowboard cross e provas no Mundial de skeleton.

Mais em Os Olímpicos