Siga o OTD

Pré-Olímpico de handebol será em Montenegro

Os Olímpicos

Argentina vence Croácia enquanto Brasil perde 3ª seguida

Argentina vence Croácia enquanto Brasil perde 3ª seguida

Hungria e Espanha já se garantiram nas quartas pelo Grupo I, enquanto a Dinamarca avançou pelo II, que terá ainda um duelo entre 3 equipes pela vaga final.

Grupo I

Mesmo faltando uma rodada a ser jogada na segunda-feira, Grupo I foi o primeiro dos quatro a já definir os seus dois classificados para as quartas de final. No primeiro jogo deste sábado, a Espanha venceu tranquilamente o Uruguai por 38-23 e é uma das classificadas. Os espanhóis dominaram desde o início, abrindo boa vantagem ainda no começo. Com 10min de jogo, já lideravam por 8-3 e os gols espanhóis vinham sempre em bandos de 2 ou 3, até que o 1º tempo terminou 24-12. O 2º tempo foi mais tranquilo, mas ainda assim a superioridade espanhola era muito maior. Ferran Sole Sala marcou 6 apenas no 2º tempo, mas os artilheiros da partida foram o uruguaio Maximo Cancio e o espanhol Aitor Ariño, com 8 cada.

No jogo mais equilibrado do dia, a Hungria selou sua vaga nas 4as após vencer a Polônia e chegou a 5 vitórias em 5 partidas. A Hungria foi abrindo ainda no começo do jogo e na metade do período liderava por 9-6. Mate Lekai liderou a equipe que foi pro intervalo com 16-10. A Polônia tentou forçar no 2º tempo, mas não conseguia diminuir a vantagem e a Hungria saiu vitoriosa e classificada com 30-26.

Sabendo dos resultados, Brasil e Alemanha já estavam eliminados. Novamente o Brasil sofreu com ataque e defesa e, assim como ocorreu nas duas derrotas anteriores, não conseguia aproveitar quando tinha vantagem numérica. A Alemanha abriu 7-2 em 10min, mas o Brasil conseguiu encostar em 10-8. Só que no fim do 1º tempo, a Alemanha fechou com 16-12. O 2º tempo seguiu sem surpresas. O mais perto que o Brasil chegou foi com 24-21, mas os alemães seguiram superiores para vencer com 31-24.

Grupo II

No duelo árabe, o Qatar venceu o Bahrain por 28-23 e segue com pequenas chances de ir para as 4as. Foi um início equilibrado, com vitória intermediária barenita no 1º tempo de 14-13, mas o Qatar foi muito superior no início do 2º tempo, fazendo 8-2 e abrindo 7 de vantagem. O Bahrain chegou a fazer 4-1 no final do jogo, mas a vitória acabou com o Qatar. O cubano Frankis Marzo marcou 8 pelo Qatar e se tornou o artilheiro do campeonato com 45 gols, mas o artiheiro da partida foi o também cubano Rafael Capote, com 9.

Argentina x Croácia

Mas o grande resultado do dia foi a vitória da Argentina sobre a forte Croácia! Os irmãos Ignacio e Federico Pizarro lideraram o time sul-americano e abriram o jogo com 5-0 em 6min. Com 7-2, a Croácia começou a forçar e encostou em 7-6. Ivan Cupic marcou 4 nos 10min finais do 1º tempo, que terminou empatado em 12-12. Num 2º tempo bem travado e com muitos erros dos dois lados, a Argentina aproveitava melhor e, com duas sequências de 3 gols, chegou a 19-15. Nos 10min finais, segurou o ataque croata e venceu por 23-19. Foram muitos erros dos dois lados, com aproveitamentos de ataque baixos de 55% para s argentinos e 50% para os croatas. Com a vitória, a Argentina ainda briga por uma inédita vaga nas 4as para um time sul-americano.

Fechando o grupo, a Dinamarca chegou a sua 5ª vitória seguida, agora sobre a equipe do Japão, e já está nas quartas. Emil Jakobsen foi o grande jogador do dia, marcando 12 gols no jogo, mas o 1º tempo acabou até equilibrado, com vitória parcial dos campeões olímpicos dinamarqueses por 19-17. Os japoneses seguira pressionando e não deixavam a Dinamarca abrir. Mas quando ela liderava por 24-22, foram 4 gols seguidos que deram uma vantagem boa para os 10min finais e o país europeu venceu por 34-27.

Copa Presidente – Grupo I

Tunísia e República Democrática do Congo jogaram pelas partidas classificatórias e tiveram um 1º tempo parelho, com vitória parcial da Tunísia por 17-13. Mas no 2º tempo, os tunisianos marcaram 9 tentos seguidos, num período em que os congoleses fizeram apenas 9 gols. Os tunisianos vencera por fáceis 38-22.

Mais em Os Olímpicos