Siga o OTD

Handebol

Eslovênia marca mais de 50 em dia de belos duelos europeus

Eslovênia estreia no Mundial masculino de handebol no Egito com uma goleada de 51 a 29 sobre a Coreia do Sul, em um dia de belos confrontos europeus

Mundial de Handebol França Noruega
A França venceu a Noruega no duelo mais esperado do dia pelo Mundial de handebol masculino (IHF/Divulgação)

Sete jogos agitaram a quinta-feira (14) pelo Mundial masculino de handebol no Egito, com cinco confrontos entre times europeus. Destaque para o massacre da Eslovênia sobre a Coreia do Sul por 51 a 29. Confira como foi a rodada.

Grupo E

Convocada de última hora por conta da desistência dos Estados Unidos após os inúmeros casos de Covid-19 na equipe, a Suíça entrou no grupo que ficou com quatro equipes europeias. E ela venceu a Áustria na estreia com 28-25. Após empatar em 15-15 no 1º tempo, Lenny Rubin marcou três tentos seguidos para abrir uma leve vantagem que a equipe suíça carregou até o final.

+ Internet é salvação para brasileiro ver Mundial de handebol

O jogo mais esperado do dia era o outro deste grupo, entre duas equipes concorrentes ao pódio: França e Noruega. A França esteve nas últimas três finais olímpicas e venceu quatro dos últimos seis Mundiais. A Noruega perdeu as duas últimas finais em Mundiais (incluindo em 2017 para a França). Os franceses começaram melhor com 4 gols de Kentin Mahé, abrindo 4-1, mas logo os noruegueses buscaram e o 1º tempo acabou em empate de 13-13.

No 2º tempo, a França marcou 3 seguidos, mas logo a Noruega empatou em 18-18. O jogo seguiu disputado, mas a França fez 6-4 nos 10 minutos finais e venceu por 28-24. Destaque para os 10 gols do norueguês Sander Sagosen, dos 9 gols de Mahé e para as excelentes defesas do goleiro francês Wesley Pardin com 45% de aproveitamento.

Grupo F

Um duelo africano entre Argélia e Marrocos abriu as disputas do grupo. Os marroquinos começaram muito melhores e venceram o 1º tempo com uma bela vantagem de 15-8. Faltando 10 min para o fim, a vantagem ainda era boa, de 4 gols, mas os argelinos fora aos poucos buscando e, faltando pouco mais de 1 min pro fim, empataram em 23-23. Com 50 s pro fim, Daoud Hichem roubou a bola e marcou o gol da virada e da vitória da Argélia por 24-23.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A partida seguinte marcou o retorno de Portugal a Mundiais após 18 anos. Os portugueses vem com uma boa nova geração, que teve ótimos resultados na base. E o retorno foi muito bom, com uma boa vitória sobre a sempre forte Islândia. Os portugueses fizeram 11-10 no 1º tempo e foram aumentando a vantagem aos poucos no 2º tempo. Faltando 5 min pro fim, tinha 5 gols de vantagem. Os islandeses até tentaram encostar, mas Portugal venceu com 25-23.

Grupo G

O Egito tinha aberto o grupo no dia anterior com uma vitória sobre o Chile. Nesta quinta, Suécia e Macedônia do Norte (que entrou no lugar da República Tcheca após os vários casos de Covid do lado tcheco) completaram a rodada. O suecos não deram muita chance pros adversários e venceram por 32-20, com uma bela atuação do artilheiro Hampus Wanne, com 11 gols.

A Macedônia tem como principal jogador o veterano Kiril Lazarov. Aos 40 anos, é um dos maiores artilheiros do mundo, com mais de 1.600 gols pela seleção em pouco mais de 200 jogos. Mas Lazarov teve uma atuação apagada para o seu histórico, marcando apenas 5, sendo apenas um no 2º tempo.

Grupo H

A partida de abertura do grupo em Borg El Arab marcou a primeira participação de uma equipe da Rússia em um Mundial após a suspensão do COI. A equipe joga com o nome da Federação Russa e não pode usar nem sua bandeira e nem o seu hino. A estreia foi contra Belarus numa partida muito bem disputada, que acabou empatada em 32-32. Destaque para os 10 gols do bielorrusso Mikita Vailupau e para o ótimo aproveitamento de 74% do ataque de sua equipe.

O jogo seguinte foi entre a boa equipe da Eslovênia e a Coreia do Sul. A partida teve incríveis 80 gols e os eslovenos massacraram os sul-coreanos com 51-29. O placar do 1º tempo poderia ser um placar de jogo todo, com vitoria parcial de 25-16. Dragan Gajic marcou 10 e Blaz Janc fez 9. A equipe eslovena tem 82% de aproveitamento no ataque.

A última vez que uma equipe marcou mais de 50 gols em uma partida de Mundial havia sido com a Espanha em 2013, na vitória de 51-11 sobre a franca Austrália. E a última vez que um jogo teve tantos gols havia sido em 2009, quando a Rússia venceu a Romênia por 42-38 na disputa do 15º lugar.

O Mundial segue nesta sexta-feira (15) com mais 8 jogos para concluir a primeira rodada da primeira fase. Entre eles, o confronto entre Brasil e Espanha, o grande destaque do dia.

Mais em Handebol