Siga o OTD

Os Olímpicos

E se os Jogos Olímpicos de Tóquio fossem hoje? – Dia 1

A Ásia dominaria as competições de tiro, tiro com arco e judô nos primeiros dias dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020

An San, do tiiro com arco, coreia do sul (Facebook/worldarchery)

Já não é novidade para ninguém que os Jogos Olímpicos deveriam estar rolando nesse exato momento em Tóquio, no Japão.

Esta semana o Comitê Organizador confirmou que a programação dos Jogos em 2021 será a mesma original, facilitando muito para quem já tinha ingresso comprado. Tivemos apenas algumas leves alterações de horários e de durações de algumas sessões, com ajustes de no máximo 30 minutos.

Mas e aí? O que deveria estar acontecendo se os Jogos estivessem rolando na data original. Vou tentar a cada dia montar um resumo do que era esperado, dos nomes que deveriam estar brilhando em cada uma das 339 provas. Espero dar conta de tanta informação…

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Já teríamos tido algumas provas antes do 1º dia oficial de competições. As primeiras provas seriam jogos de softball, ainda na terça-feira (21) à noite, hora brasileira. Já teríamos tido também as estreias brasileiras no futebol feminino e masculino, a rodada de ranqueamento do tiro com arco (lembram que no Rio-2016 tivemos recorde mundial!) e eliminatórias do remo no single skiff, double skiff e skiff quádruplo.

O primeiro dia de disputas de medalha terá 11 finais: duas no judô, duas na esgrima, duas no taekwondo, duas no tiro, uma no levantamento de peso, uma no ciclismo de estrada e uma no tiro com arco. E será com certeza o dia da Ásia!

Primeira final no tiro

Virginia Thrasher jogos olímpicos tóquio
Virginia Thrasher no Rio-2016

Como já é tradição desde Seul-1988, a primeira final olímpica é a do rifle de ar 10m feminino. Esta final deve acabar por volta das 11:00, horário local, a única final da manhã em Tóquio. Quem defende o ouro é a americana Virginia Thrasher, mas o favoritismo todo é das indianas Elavenil Valarivan e Anjum Moudgil, que têm tudo para conquistar o primeiro ouro feminino indiano da história. Nesta prova, muito provável um pódio todo asiático, com a taiwanesa Lin Ying-Shin, as indianas ou as sul-coreanas Im Hana, campeã mundial, e Jung Eunhea.

Meu pódio:

  • Ouro – Anjum Moudgil (IND)
  • Prata – Im Hana (KOR)
  • Bronze – Lin Yin-Shin (TPE)

A outra prova de tiro do dia é a pistola de ar 10m masculina, onde o Felipe Wu foi prata no Rio, mas ele não se classificou para Tóquio. O sul-coreano Jin Jongoh, quatro ouros olímpicos sendo um nesta prova, é o atual bicampeão mundial da prova e sempre cresce em competições importantes. Seus maiores desafios também vem da Índia, com Abhishek Verma e Chaudhary Saurabh. Outro nome fortíssimo é o russo Artem Chernousov e o chinês Pang Wei, bronze no Rio.

Meu pódio:

  • Ouro – Jin Jongoh (KOR)
  • Prata – Artem Chernousov (RUS)
  • Bronze – Pang Wei (CHN)

Começa o domínio japonês no tatame

Se os japoneses já mandam no judô em Olimpíadas e Mundiais, imagina numa Olimpíada em casa disputada no templo Budokan? Nos 60kg masculino, Naohisa Takato será o representante japonês e uma enorme chance de ouro pros donos da casa. O cazaque Yeldos Smetov, prata no Rio, o georgiano Lukhumi Chkhvimiani, atual campeão mundial, o usbeque Sharafuddin Lutfillaev e o russo Robert Mshvidobadze são outros favoritos ao pódio.

Meu pódio:

  • Ouro – Naohisa Takato (JPN)
  • Prata – Lukhumi Chkhvimiani (GEO)
  • Bronzes – Yeldos Smetov (KAZ) e Robert Mshvidobadze (RUS)

Já nos 48kg feminino, a ucraniana Daria Bilodid surge como nome a ser batido. Apesar dela estar brigando com o balança para se manter na categoria, a bicampeã mundial Bilodid é muito alta e fica longe do alcance das concorrentes. A japonesa Funa Tonaki, a argentina Paula Pareto, ouro no Rio, e a kosovar Distria Krasniqi são as principais concorrentes.

Meu pódio:

  • Ouro – Daria Bilodid (UKR)
  • Prata – Funa Tonaki (JPN)
  • Bronzes – Paula Pareto (ARG) e Distria Krasniqi (KOS)

Do outro lado da cidade, teremos quatro finais no centro de convenções Makuhari Messe. O sul-coreano Jun Jang, atual campeão mundial, desponta como maior nome dos 58kg masculino no taekwondo e tem como principais ameaças o espanhol Jesus Tortosa e o italiano Vito Dell’Aquila. O argentino Lucas Guzman e o iraniano Armin Hadipour também estão na disputa.

Meu pódio:

  • Ouro – Jun Jang (KOR)
  • Prata – Jesus Tortosa (ESP)
  • Bronzes – Vito Dell’Aquila (ITA) e Armin Hadipour (IRI)

Já nos 49kg feminino, mais uma ótima chance sul-coreana com Sim Jae-young, campeã mundial dos 46kg. A tailandesa Panipak Wongpattanakit é a campeã mundial desta categoria e líder do ranking. De olho também na chinesa Wu Jingyu, na croata Kristina Tomic e na sérvia Tijana Bogdanovic.

Meu pódio:

  • Ouro – Panipak Wongpattanakit (THA)
  • Prata – Sim Jae-yong (KOR)
  • Bronzes – Wu Jingyu (CHN) e Tijana Bogdanovic (SRB)

A principal chance brasileira do dia está na esgrima, com a espada individual feminina. Campeã mundial, Nathalie Moellhausen não terá vida fácil nesta que é a categoria mais disputada e imprevisível da esgrima. A romena Ana Maria Popescu, as chinesas Sun Yiwen e Lin Sheng, Man Wai Vivian Kong, de Hong Kong, as russas e as italianas também brigam pelo disputado pódio.

Meu pódio:

  • Ouro – Ana Maria Popescu (ROU)
  • Prata – Man Wai Vivian Kong (HKG)
  • Bronze – Nathalie Moellhausen (BRA)

No mesmo dia teremos a final do sabre individual masculino e mais um sul-coreano pinta como favorito. Oh Sanguk é o atual campeão mundial e líder do ranking. O húngaro Áron Szilagyi busca um raro tricampeonato olímpico após as vitórias em Londres e no Rio e segue entre os melhores do mundo. O alemão Max Hartung, o húngaro Andras Szatmari, o italiano Luca Curatoli e o iraniano Mojtaba Abedini também entram na briga. Vale ficar de olho no americano Eli Dershwitz, na provável única medalha dos Estados Unidos neste primeiro dia.

Meu pódio:

  • Ouro – Áron Szilagi (HUN)
  • Prata – Oh Sanguk (KOR)
  • Bronze – Andras Szatmari (HUN)

Outras finais

A segunda final dos Jogos será no levantamento de peso, na categoria 49kg feminino. Vale lembrar que tivemos mudanças na qualificação olímpica do levantamento de peso e muitos países estão seriamente limitados, já que tiveram muitos casos de doping. A disputa aqui segue asiática. A vaga chinesa deve ficar entre Hou Zhizhi e Jiang Huihua e quem estiver em Tóquio briga com a norte-coreana Ri Song Gum. Apenas as três e a indiana Chanu Saikhom Mirabai tem um total acima dos 200kg.

Meu pódio:

  • Ouro – Hou Zhizhi (CHN)
  • Prata – Ri Song Gum (PRK)
  • Bronze – Chanu Saikhom Mirabai (IND)

No tiro com arco, a Coreia do Sul tem tudo para repetir o feito do Rio-2016, quando venceram todos os ouros. Neste primeiro dia, teremos a estreia olímpica da prova de duplas mistas e, claro, os sul-coreanos são absolutamente favoritos. Ainda não dá para saber quem fará a dupla, já que competirão o melhor homem e a melhor mulher de acordo com a classificação do dia anterior. Mas quem quer que seja será favorito. Itália, Taiwan, Estados Unidos (somente por conta do Brady Ellison), Países Baixos, Japão e China chegam fortes também.

Meu pódio:

  • Ouro – Coreia do Sul
  • Prata – Japão
  • Bronze – Taiwan

A maior incógnita do dia será a prova de estrada masculina no ciclismo. Não só por ser normalmente uma prova muito disputada e aberta, mas por conta do calendário de 2021. Esta prova será disputada em 24 de julho, mas o Tour de France de 2021 está marcado para terminar no dia seguinte. Se não tivermos mudanças, o Jogos perderão muitos dos grandes nomes do ciclismo. Mas se tivermos os principais nomes, podemos considerar os espanhóis e franceses como favoritos, além da excelente equipe da Colômbia, que tem Egan Bernal e Nairo Quintana, do esloveno Primoz Roglic, do eslovaco Peter Sagan, do dinamarquês Jakob Fuglsang, prata no Rio, e do campeã do Rio, o belga Greg van Avermaet.

Meu pódio:

  • Ouro – Alejandro Valverde (ESP)
  • Prata – Nairo Quintana (COL)
  • Bronze – Primoz Roglic (SLO)

Como podemos ver, será um primeira dia totalmente asiático. Eles são favoritos para pelo menos 8 das 11 finais do dia e a Coreia do Sul deve fazer a festa no sábado (25) com o tiro com arco, tiro e taekwondo.

Mais em Os Olímpicos