Siga o OTD

Os Olímpicos

Países Baixos abre Mundial de Ciclismo de Pista com 2 ouros

Começou nesta quarta-feira de Cinzas o Mundial de ciclismo de pista em Berlim, na Alemanha. Ele não dá vagas diretas para os Jogos de Tóquio, mas é a última competição importante que vale pontos fundamentais para o ranking olímpico, que dará todas as vagas olímpicas.

Tivemos 3 finais nesse primeiro dia de disputas e os Países Baixos saíram com 2 ouros, sendo um em prova olímpica.

Alemanha vence em casa no primeiro dia do Mundial de ciclismo de pista.

Favorita ao ouro olímpico, a equipe neerlandesa do sprint por equipes masculino deu show. Campeões em 2018 e 2019, eles marcaram o melhor tempo nas eliminatórias com 41.987, depois venceu sua bateria de primeira rodada com 41.275, novo recorde mundial, e, na decisão, com Roy van den Berg, Harrie Lavreysen e Jeffrey Hoogland, nova marca mundial com 41.225 sobre a sempre forte equipe britânica, que contou com o multicampeão Jason Kenny marcando o tempo de 42.400. A Austrália foi bronze ao vencer a forte equipe francesa.

No sprint por equipes feminino, ouro para a dupla da Alemanha formada por Pauline Grabosch e Emma Hinze, que surge como a nova força alemã após a grande dupla Miriam Welte e Kristina Vogel, tetracampeã mundial e ouro olímpico em Londres-2012. As alemãs tinham ficado com apenas o 5º tempo nas eliminatórias (com Grabosch e Lea Friedrich), mas, com Hinze entrando, fez o melhor tempo na primeira rodada e derrotou na decisão por 32.163 a 32.384 a dupla australiana de Kaarle McCulloch e Stephanie Morton, campeãs mundiais em 2019. Na disputa do bronze, as chinesas Chen Feifei e Zhong Tianshi derrotou a fortíssima dupla russa de Daria Shmeleva e Anastasiya Voynova, que esteve no pódio nos últimos 5 mundiais.

Na única outra final do dia, na não-olímpica scratch feminina, a neerlandesa Kirsten Wild ficou com o ouro ao completar as 40 voltas da prova em 1º, seu 3º ouro mundial nesta prova e 7º título mundial da carreira. Prata para a americana Jessica Valente e bronze para a portuguesa Maria Martins.

Tivemos mais dois recordes mundiais nas preliminares da perseguição por equipes masculino. A fortíssima equipe da Dinamarca fez o melhor tempo das eliminatórias com 3:46.579 batendo a marca mundial. Na primeira rodada, melhoraram a marca com 3:46.203 e fará a final nesta quinta-feira contra a Nova Zelândia. No bronze, Itália contra Austrália. Equipe britânica foi apenas 7ª na quali e ficou de fora das finais. Na quali da perseguição por equipes feminina, melhor tempo da equipe americana com 4:11.229 seguida de perto pelas britânicas com 4:11.871.

Mais em Os Olímpicos