Siga o OTD

Os Olímpicos

Wierer leva o ouro em casa no dia das perseguições

As finais das perseguições no Mundial de Biatlo foram como se espera. Troca de lideranças, disputas intensas e tiros errados no final para mudar tudo.

Foto: Getty Images

Dorothea Wierer a caminho do ouro na perseguição

Primeiro tivemos a final feminina. Marte Olsbu Røiseland, a norueguesa campeã do sprint, largou na frente com 7s de vantagem, mas errou um tiro logo no início e, enquanto fazia a volta de penalidade, viu a americana Susan Dunklee ir pra liderança com 10s, mas Røiseland logo a alcançou. Logo atrás vinha a italiana Dorothea Wierer, nascida e criada em Antholz, local do Mundial.

Na 2ª sessão de tiros, Wierer e Røiseland zeraram e abriram vantagem, com a alemã Denis Herrmann vindo em 3º, mas longe por 40s. A sueca Hanna Öberg, que havia largado em 18º a quase 1min, já aparecia em 4º.

Na última sessão, Wierer erra 1 e Røiseland 2, e com isso a italiana passa a frente e segue sozinha para vencer com 29:22.0. Herrmann, que errou apenas 1 na sessão final, passa a frente da norueguesa e vai para a prata, 9.5 atrás da italiana. Roiseland fica com o bronze. Öberg acaba na 4ª posição. Dunklee ainda erraria os 5 tiros na sessão final para terminar em 36º. A norueguesa Titill Eckhoff, que havia ficado na péssima 59ª posição no sprint, terminou a perseguição em 20°.

A final masculina foi bem parecida com a feminina. O russo Alexander Loginov largou na frente com 7s de vantagem sobre o francês Quentin Fillon Maillet, 20s sobre Martin Fourcade, 23s sobre Tarjei Boe e 24s sobre Johannes Thingnes Boe. Logo no 1º tiro, o russo e Fourcade zeraram, irmãos Boe com 1 erro cada e Fillon Maillet erra 4, já o colocando fora das disputas de medalha.

Na 2ª sessão, Loginov, Fourcade e o francês Emilien Jacquelin zeraram e foram pra a frente, enquanto Johannes Boe errava mais um. Na 3ª sessão, Boe zerou e colou em Jacquelin e Loginov, enquanto Fourcade errava um e caía para 4º.

Na última série, foi a vez do russo errar seu primeiro tiro nesse Mundial, depois de zerar no revezamento misto e no sprint. E o erro foi no último tiro, lhe custando a vitória.

Johannes Boe e Jacquelin zeraram e foram pra liderança juntos com Loginov 5s atrás, mesmo dando a volta de penalidade. Os dois líderes apertaram e o russo ficou para trás. O sprint final prometia muito com um Boe voltando de uma parada de um mês no circuito contra o jovem francês. Boe errou uma passada nos 200m finais e quase caiu. Jacquelin aproveitou e foi para a vitória com 31:15.2, apenas 0.4 a frente de Boe. Loginov bronze a 23.9. Martin Fourcade foi 4º a 22.4 do pódio. Aliás, os 4 franceses ficaram no top-8!

O Mundial volta na terça-feira com a prova individual 15km feminina

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Os Olímpicos