Siga o OTD

Paris 2024

Skate e surfe ficam, caratê sai e breaking é a novidade em Paris

Escalada também permanece e beisebol é outro que deixa o programa olímpico, de acordo com anúncio feito pelo Comitê Olímpico Internacional

breaking dance Programa olímpico Paris-2024 novidades
(divulgação)

O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou na segunda (7) novidades no programa olímpico de Paris-2024. Destaque para a permanência do skate e surfe, modalidades que o Brasil tem atletas de ponta, além da escalada, que terá duas provas em vez de apenas uma.

Já o beisebol e caratê serão retirados e estão fora dos Jogos na capital francesa. Esses cinco eventos estão na programação de Tóquio, como eventos-testes. A maior das novidades, porém, talvez seja a entrada do breaking dance, inédita até então e já valendo medalha, pois não estão previstos eventos-testes na Olimpíada da capital francesa.

Haverá, também, a inclusão da prova de extreme na canoagem slalom, modalidade que já faz parte do programa olímpico. Os brasileiros Ana Sátila e Pepe Gonçalves são dois grandes nomes na canoagem slalom extreme, prova que já faz parte do circuito mundial.

Mais novidades

No atletismo, foi retirada a prova de 50 quilômetros na marcha atlética e haverá a entrada de um evento misto a ser definido, provavelmente na mesma marcha atlética. Na vela, saem as classes Finn, 470 masculina e feminina e entram a 470 mista, kiteboard misto e mais um evento a ser definido.

+ Paris-2024 irá ampliar a ‘fonte da juventude’ olímpica

Já no tiro esportivo, há mudanças nas provas por equipe no programa olímpico de Paris-2024. Sai a fossa e entra a skeet. No levantamento de peso o número de categorias caiu para dez, sendo cinco em cada naipe.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Sendo assim, a 30ª edição dos Jogos Olímpicos da história moderna, em Paris, somarão 329 eventos, número inferior ao de Tóquio-2020, adiadas para o ano que vem. Apenas em quatro outras oportunidades o número de eventos caiu de uma edição para seguinte.

Mais em Paris 2024