Siga o OTD

Coronavírus

COI solta protocolo de segurança para eventos esportivos

Entidade exige que atletas sejam avaliados diariamente durante a competição

Arena do Sydney Kings, na NBL - basquete australiano
COI divulga protocolo de segurança para eventos futuros (Foto: facebook/Sydney Kings)

Na quarta-feira (06), o Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou um documento com as diretrizes a serem seguidas na realização de eventos esportivos nos próximos meses. O documento destaca a necessidade de um acompanhamento diário dos atletas enquanto estiverem competindo e sugere a realização de competições sem a presença de público.

O protocolo, que foi criado em conjunto com o Departamento Médico Científico da entidade, propõe diferentes resoluções de acordo com as características de cada evento esportivo: nível de contato físico da modalidade, grau de importância da competição, ambientes internos ou externos, etc.

+ Três atletas do futebol do Flamengo testam positivo; veja lista

Os atletas competidores são apontados como um grupo de importância prioritária e deverão passar por um acompanhamento diário pelo departamento médico. Além disso, os itens pessoais utilizados durante a competição não poderão de forma alguma serem compartilhados.

As provas de atletismo e competições de tiro com arco são apontadas como exemplos de eventos esportivos que apresentam um risco menor de contaminação pelo fato de serem esportes praticados de forma individual. No entanto, a cartilha destaca a necessidade dos distanciamentos entre os atletas, treinadores e público.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A questão dos espectadores também é ressaltada no documento. Segundo o protocolo do COI, as competições sem a presença do público deve ser uma alternativa para os eventos. Caso essa não seja uma realidade possível, a entidade explica que os torcedores precisam possuir um assento marcado para acompanhar o evento, respeitando o distanciamento social de um metro para outro espectador.

A disponibilidade de álcool em gel, produtos de higiene e locais para a lavagem das mãos é mais uma exigência feita pelo COI para os locais que sediarão os próximos eventos esportivos. Além disso, será necessário que o espaço possua uma área reservada para isolar possíveis pessoas contaminadas com o coronavírus.

Mais em Coronavírus