Siga o OTD

Olimpíada

Rating das Entidades Esportivas é assinado em São Paulo

Giovana Pinheiro

Nesta terça-feira (27), no Centro de São Paulo, mais de 100 pessoas estiveram presentes no evento que marcou a Assinatura do Termo de Parceria do Rating das Entidades Esportivas. Foi feito o anúncio, oficialmente, do desenvolvimento e assinatura do Termo de Cooperação entre as partes envolvidas nesse compromisso, o vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderney, Raí Oliveira (presidente da Atletas pelo Brasil), Caio Magri (presidente do Instituto Ethos), Edson Garcia (superintendente do Comitê Brasileiro de Clubes) e Ivaldo Brandão, segundo vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

“Enquanto político tive a oportunidade de participar da comissão especial, que analisou isso que nós estamos vivendo aqui hoje, que é a atualização da Lei Pelé, é a atualização especificamente para poder ter a participação de empresas e ter uma melhor transparência, uma melhor regulação, um melhor controle de governança para o patrocínio no esporte”, definiu Guilherme Campos, representante dos Correios.

Foto: Giovana Pinheiro

O Rating envolve empresas, a ação Atletas pelo Brasil, o Comitê Olímpico do Brasil, o Comitê Brasileiro de Clubes, o Instituto Ethos e as confederações (das cinco maiores: esportes aquáticos, futebol, vôlei e basquete não compareceram, somente atletismo). Seria a oportunidade de melhorar a gestão do esporte no Brasil, reiterando o compromisso de reforma e integridade na governança. A ação seria a avaliação da capacidade de avançar dentro da Confederação. O Rating será lançado em outubro e fica aberto para avaliação até fevereiro de 2018, quando será divulgada o primeiro ranking. Em uma plataforma online e gratuita, as confederações serão inscritas, avaliadas e colocadas em ranking para melhorias. Facilitando assim para os apoiadores, desenvolvedores do esporte e, também, para que os atletas possam cobrar e serem beneficiados pelo investimento. Entenda melhor o Rating aqui!

“O que me deixa otimista e me emociona é que a gente vê, que na linguagem de atleta, o time vai crescendo em um mesmo sentido. Os objetivos vão ficando cada vez mais comum e ganhando cada vez mais força e, com certeza, um impacto cada vez mais forte”, disse Raí, presidente da Atletas pelo Brasil.

A organização atletas pelo Brasil, inclusive, já fez parte da colocação do artigo 18A na Lei Pelé e do Pacto pelo Esporte. Agora, fortalece o Rating, que será um sistema de ranking das entidades para avançar e melhorar o esporte. Ação parecida já vinha sendo feita pelo COB, mas agora fica ainda mais ampla.

“Isso é o que o COB já vem fazendo há algum tempo, desde 2014 com o plano interno de governança dentro do esporte olímpico e agora já ampliado para todas as entidades esportivas. Os atletas são sempre os principais protagonistas de qualquer ação relacionada ao esporte, é em função deles que tudo existe”, ressalta Paulo Wanderley, vice-presidente do Comitê Olímpico do Brasil.

Jornalista formada pela Cásper Líbero. Apaixonada por esportes e boas histórias.

Mais em Olimpíada