Siga o OTD

Maratona Aquática

Beatriz Dizotti vai bem em “treino de luxo” nas águas abertas

Beatriz Dizotti vai bem em primeiras experiências nas águas abertas e recebe elogios do treinador: “Tem futuro”

Beatriz Dizotti águas abertas
(Foto: Jonne Roriz/COB)

Beatriz Dizotti é uma das atletas mais promissoras da natação brasileira. Aos 22 anos, foi finalista nos 1.500m livre no último Mundial de Esportes Aquáticos e detém o recorde brasileiro da prova. Com grande potencial nas piscinas, a paulistana também pode pintar, num futuro breve, em provas de águas abertas. Durante a travessia do Amazon Challenge, nesta sexta-feira (14), Bia foi uma das atletas que acompanhou o francês Axel Reymond durante a quebra do recorde dos 30km da prova, disputada no Rio Negro. Mesmo sendo sua primeira grande experiência nas águas abertas, ela recebeu elogios de seu treinador, Fernando Possenti.

+ Axel Reymond bate o recorde dos 30km do Amazon Challenge

Beatriz Dizotti águas abertas
Beatriz Dizotti é uma das principais nadadoras brasileiras da atualidade (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

“Ela tem futuro. A Bia está começando agora em águas abertas, mas nadou direitinho e fez tudo concentrada e consciente. Se quiser começar a nadar agora, ela pode, mas para ter resultados na maratona não basta saber nadar, tem que ter um pouco de experiência e vivência. É até bom que ela comece agora, participando de competições de menos expressão, para ir ganhando essa experiência e no próximo ciclo, se ela quiser e for da vontade dela, focar nisso”, disse Possenti, que também treina Ana Marcela Cunha.

Travessia

Axel Reymond completou os 30km do Amazon Challenge, que foi iniciado na praia de Açatuba, em Iranduba-AM, e finalizado na Ponta Negra, em Manaus-AM, em 05h09min21s, batendo o recorde da prova. Ao longo da travessia, o francês bicampeão mundial recebeu a companhia de cinco atletas, incluindo os brasileiros Ana Marcela Cunha, Beatriz Dizotti e Bruce Hanson Almeida, a espanhola Jimena Pérez e a francesa Lisa Pou. Todos eles se revezaram no nado ao lado de Axel.

Axel Reymond Ana Marcela CUnha Beatriz Dizotti
Atletas que acompanharam Axel Reymond no Amazon Challenge (Foto: Wesley Felix/OTD)

A ideia inicial era que Bruce funcionasse como uma espécie de coelho, nadando por uma hora em duas oportunidades, e que cada uma das mulheres nadasse 30 minutos de forma intercalada. O esquema funcionou bem por quatro horas corridas. No entanto, no fim da prova, quando elas já haviam completado duas rotações, todas caíram na água e permaneceram com o francês até o final dos 30km.

Duas horas na água

Assim, Beatriz Dizotti nadou pouco mais de duas horas, ainda que não de forma contínua. A distância exata que ela nadou não é precisa, mas é estimada em cerca de 11km. Como nunca havia nadado em um rio, Bia confessou estar insegura no início, pelo medo de encontrar peixes ou bichos em seu caminho. Por isso, até demorou para pular do barco em sua primeira passagem. Mas isto logo ficou de lado.

Bia Dizotti puxou Axel em sua segunda passagem (Imagens: Wesley Felix)

Quebrado o gelo inicial, Dizotti não hesitou para cair na água em sua segunda perna e nadou muito bem. Àquela altura, com três horas corridas de prova, o francês já havia passado da metade de seu objetivo e começava a apresentar os primeiros sinais de desgaste físico. Bia ditou o ritmo e puxou o bicampeão mundial durante boa parte dos 30 minutos, chegando a nadar com dois corpos de frente sobre ele.

Após sair da água, Bia mostrou que tinha fôlego e queria mais. No fim da prova, quando já imaginava que não teria mais tempo para voltar a nadar – seguindo o revezamento inicialmente planejado -, Bia pediu a Possenti para entrar na água mais uma vez. O treinador acatou e ela pulou no rio, nadando os 6km finais junto ao francês e às outras atletas, que seguiram Bia e também permaneceram na prova.

Beatriz Dizotti piscina águas abertas
Beatriz Dizotti durante a Olimpíada de Tóquio (Foto: Jonne Roriz/COB)

“Eu já tinha nadado duas vezes os 5km, mas foi em represa e em mar, nunca tinha nadado no rio. Foi bem legal, eu gostei bastante, principalmente ao lado das pessoas que eu gosto tanto”, disse Beatriz Dizotti sobre a experiência no rio Negro. Além do recorde brasileiro nos 1.500m livre, ela também detém no currículo medalhas em Jogos Sul-Americanos e a participação na Olimpíada de Tóquio.

Treino de luxo?

Além de apoiarem Axel Reymond na quebra do recorde, os brasileiros utilizaram a travessia para fazerem um “treino de luxo”, como definiu Fernando Possenti. Foi uma oportunidade de trocar experiências com atletas de alto nível, em especial, com Axel Reymond, três vezes medalhista mundial. Também foi possível acompanhar Ana Marcela Cunha, campeã olímpica e sete vezes campeã mundial, de perto.

Beatriz Dizotti treinada por Fernando Possenti
Bia Dizotti foi medalhista de prata nos Jogos Sul-Americanos Assunção 2022 (Foto: Wander Roberto/COB)

“Foi uma aula de maratona. Quando eu estava no barco com o Bruce, falei: ‘Olha a Ana nadando. Quando você está em uma prova normal, eles estão longe. Nem que você tenha binóculo você enxerga eles nadando. Aqui, estamos do lado. Olha a oportunidade que você tem de ver como ela enfrenta uma onda, corrente, como ela faz o apoio. Eles tiveram um aula. E vice-versa. Quando a Bia estava no barco, vi ela filmando o Axel e Ana nadando. Então, mais do que um treino de luxo, tiveram uma aula”, disse Possenti.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Beatriz Dizotti e Bruce Hanson voltarão a competir neste domingo (16), no Desafio Internacional de Águas Abertas, que faz parte do Rio Negro Challenge e do Manaus Adventure. A dupla representará o Brasil na disputa, que contará com outros dois times: o da França, com Axel Reymond e Lisa Pou, e Espanha/Venezuela, com Ronaldo Zambrano e Jimena Pérez. Eles competirão em um revezamento 2x2x1,5km, em que cada atleta nadará 1,5km em duas oportunidades. A competição acontece a partir das 08h30 (09h30 no horário de Brasília).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Maratona Aquática