Siga o OTD

Maratona Aquática

Axel Reymond bate o recorde dos 30k do Amazon Challenge

Bicampeão mundial nos 25km, Axel Reymond bate recorde da travessia dos 30km do Amazon Challenge, no Rio Negro, por mais de 30 minutos

Axel Reymond Amazon Challenge
Axel Reymond durante sua chegada na Praia de Ponta Negra (Foto: Wesley Felix/OTD)

O francês Axel Reymond bateu o recorde da prova dos 30km do Amazon Challenge, travessia de águas abertas que ocorre no Rio Negro entre as praias de Açatuba, em Iranduba-AM, e Ponta Negra, em Manaus-AM, nesta sexta-feira (14). Ele marcou o tempo de 05h09min21s, baixando mais de 30 minutos em relação à melhor marca anterior. Duas vezes campeão mundial, o nadador foi acompanhado por outros cinco atletas durante sua jornada, incluindo os brasileiros Bruce Hanson, Ana Marcela Cunha e Beatriz Dizotti.

+ Saiba mais sobre o Manaus Adventure

Aproveitando sua passagem por Manaus para participar do Rio Negro Challenge, que faz parte do Manaus Adventure, Axel Reymond se aventurou em busca do recorde dos 30km da travessia. O francês é especialista na prova dos 25km, tendo conquistado três medalhas em Mundiais na distância, incluindo dois ouros em Budapeste-2017 e Gwangju-2019 e uma prata em Budapeste-2022. O recorde anterior dos 30km do Amazon Challenge era de 05h39min53s, estabelecido por Marcos Fraccaro em 2019.

Durante a travessia, Axel foi acompanhado por cinco atletas, que se revezaram no nado durante os 30km. No início da prova, a francesa Lisa Pou, a espanhola Jimena Pérez e as brasileiras Ana Marcela Cunha e Beatriz Dizotti nadaram 30 minutos cada uma ao lado de Axel. Já Bruce Hanson foi uma espécie de coelho, entrando em dois momentos específicos do percurso e nadando por uma hora. Faltando pouco menos de 6km, todos nadaram juntos até a reta final.

Águas agitadas

Ao longo de toda a prova, o rio esteve bem movimentado. Axel e os companheiros tiveram que lidar com ondas fortes que o acompanharam na maior parte da distância. A temperatura da água também esteve elevada, variando entre 28ºC e 30ºC ao longo do percurso. Além de tudo isto, o francês apresentou desgaste na reta final da prova, mas isto não foi um empecilho para que conseguisse completá-la e bater o recorde. No final, marcou 05h09min21s e abaixou mais de 30 minutos sobre o tempo anterior.

Axel Reymond Ana Marcela CUnha Beatriz Dizotti
Atletas que nadaram no Rio Negro (Foto: Wesley Felix/OTD)

“Estou feliz demais. Feliz também pelas meninas, que conseguiram me acompanhar até o fim. A prova foi maravilhosa, mesmo com muitas ondas no meio. A experiência foi incrível, muito obrigado a todos que seguiram ao meu lado. Foi ótimo!”, disse Axel Reymond após a quebra do recorde.

Além da quebra do recorde do francês, a travessia também teve um destaque para o Brasil. Nadando pela primeira vez em um rio, Beatriz Dizotti foi muito bem. Ela nadou mais de duas horas e chegou a puxar Reymond durante sua segunda passagem. “Eu já tinha nadado duas vezes os 5km, mas foi em represa ou em mar, nunca em rio. Foi bem legal, eu gostei bastante, principalmente por nadar ao lado das pessoas que gosto tanto”, disse a recordista brasileira dos 1.500m livre, que recebeu elogios do treinador Fernando Possenti por seu desempenho.

Desafio Internacional de Águas Abertas

Beatriz Dizotti e os demais atletas que participaram do Amazon Challenge voltarão a competir no domingo (16), no Desafio Internacional de Águas Abertas, que faz parte do Rio Negro Challenge em conjunto ao Manaus Adventure, evento que reúne modalidades radicais neste final de semana, na capital amazonense. A única que não competirá na disputa será Ana Marcela Cunha, que teve uma espécie de treino nesta sexta-feira.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

No domingo, a prova será um revezamento misto de 2x2x1,5km, contando com três equipes. O Brasil será representado por Beatriz Dizotti e Bruce Hanson, enquanto a França terá Lisa Pou e Axel Reymond, e o time misto terá a espanhola Jimena Pérez e o venezuelano Ronaldo Zambrano. Cada atleta da dupla nadarará duas pernas de 1,5km no Rio Negro.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Maratona Aquática