Siga o OTD

Natação

Fernando Scheffer faz índice, mas vai pedir dispensa do Mundial

O atleta do Minas Tênis Clube fez o índice nos 200m livres, mas optou por focar nas competições do próximo ano.

Fernado Scheffer natação Troféu José Finkel Recife 200m Livres Mundial de piscina curta Melborne pediu dispensa
Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

Fernando Scheffer foi um dos destaques da penúltima noite de finais do Troféu José Finkel, disputado no Recife desde o última terça-feira (13). O atleta do Minas Tênis Clube quebrou o recorde sul-americano dos 200m livres nadando para 1m41s32. Além do título do campeonato, o tempo também foi o suficiente para bater o índice para o Mundial de piscina curta em Melbourne, na Austrália, no fim do ano . Contudo, Scheffer decidiu não participar e vai pedir dispensa da competição.

+Jhennifer Conceição e João Gomes fazem índice para Mundial

“Acho que é sempre bom a gente baixar o tempo. É isso que estamos buscando todos os dias. Eu tomei a decisão de pedir dispensa do Mundial. Vou focar nos objetivos do ano que vem. Tem jogos Pan Americanos e o Mundial de piscina longa. Vou passar treinando no final do ano, mas com a expectativa de melhorar minhas marcas”, disse Fernando Scheffer, medalhista olímpico em Tóquio, na beira da piscina após a cerimônia de premiação.

Ao lado de Fernando Scheffer no pódio dos 200m livres masculino, ficaram Luiz Altamir Melo em segundo lugar com 1m42s77 e, na terceira posição, Breno Correia com 1m42s80.

Nicholas Santos também faz índice para Melbourne

Atual campeão e dono do recorde Mundial nos 50m borboleta, Nicholas Santos buscará o quarto título em Melbourne no fim deste ano. Na noite desta sexta-feira (16), Nicholas confirmou todas as previsões e venceu a final do Troféu José Finkel alcançando tempo de 22s24, o necessário para a carimbar o passaporte para Melbourne.

Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Muito feliz com mais essa classificação para o Mundial. Queria nadar para 21s, mas temos muito a ajustar. Minha missão é defender meu título e me tornar tetracampeão Mundial”, disse Nicholas Santos. Logo atrás do nadador do Unisanta, vieram Vinicius Lanza com 22s89 e Gabriel Fantoni com 22s95. 

Nicholas se juntará à Leonardo Santos, Caio Pumputis, João Gomes Junior e Jhennifer Conceição na seleção brasileira que disputará o Mundial de piscina curta em Melbourne, na Austrália. Mesmo classificado, Scheffer não entrará na lista por decisão própria.

Etiene vence mais uma

Com o apoio da torcida, a pernambucana Etiene Medeiros venceu 50m borboleta e mostrou que voltou com força após o período de lesão. A nadadora do Sesi, que já havia vencido os 50m costas, fez a marca de 25s67 e levou o público do Parque Aquático do Centro Esportivo Santos Dumont à loucura. Luana Oliveira (25s76) e Daynara Paula (25s94) completaram o pódio.

“Não é meu principal estilo, mas sempre encarei essa prova com muito carinho, pois é uma prova que eu nadei muito no mirim e no petiz. Quero agradecer muito ao meu treinador Fernando Vanzella e a todos que vieram aqui torcer por mim”, disse Etiene, que mantém uma escolinha de natação para crianças de baixa renda do Recife na mesma piscina em que as provas são disputadas.

Outros campeões

Na primeira final da noite, a americana Bailey Andison venceu os 400m medley com 4m35s33. Gabrielle Roncatto foi a melhor brasileira da prova com 4m36s38 e também conquistou o ouro. Nathalia Almeida (4m36s53) e Bruna Leme (4m41s30) completaram o pódio. Na versão masculina, Brandonn Almeida ficou com título nadando para 4m06s63. Em segundo e terceiro lugar, terminaram Stephan Seteverink (4m07s21) e Leonardo Santos (4m11s21).

Nos 200m livres feminino, Stephanie Baldiccini foi a campeã com 1m55s02. Por conta de três centésimos, na segunda colocação, ficou Giovanna Diamante (1m55s05) e na terceira Gabrielle Roncatto (1m56s32). Nos 100m costas, Alexia Assunção levou o ouro nadando para 59s76. Julia Goes (59s90) e Thacyane Lima (1m00s01) completaram o pódio. Entre os homens, Gabriel Fantoni foi o primeiro lugar com 50s36. Logo atrás vieram Guilherme Basseto (50s92) e Leonardo Guedes (51s67).

Jornalista recifense formado na Faculdade Boa Viagem, apaixonado por futebol, atletismo, basquete e outros esportes.

Mais em Natação