Siga o OTD

Natação

Jhennifer Conceição e João Gomes fazem índice para Mundial

Jhennifer Conceição e João Gomes Júnior batem recorde sul-americano e garantem vaga no Mundial no terceiro dia do Troféu José Finkel.

Jheniffer Conceição e João Gomes fazem índice para o Mundial Troféu josé finkel Etiene medeiros
Jhennifer Conceição bateu o recorde sul-americano dos 50m peito (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

 Jhennifer Conceição e João Gomes Junior foram os grandes destaques desta quinta-feira (15), terceiro dia de Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel 2022, realizado em Recife. A dupla de peitistas do Pinheiros alcançaram os recordes sul-americanos e índices para o Mundial em Melbourne, na Austrália. 

+Léo Santos e Caio Pumputis fazem índice para o Mundial 

Jhennifer Conceição já era detentora o recorde sul-americano da prova. Na piscina do Complexo Aquático Santos Dumont, a atleta, que representa o Pinheiros e finalista no último Campeonato Mundial em Budapeste, nadou os 50m peito para 29s87 e estabeleceu a nova marca do continente.  Marcarena Ceballos (30s04) e Ana Carolina Viera (30s28) dividiram a prata. Bruna Leme com 30s85 ficou com bronze.

“Feliz com a marca, mas, claro, nadei para alcançar o índice. Acredito que esse meu tempo esteja entre os melhores do último Mundial. Porém, é muito importante para mim mais um recorde sul-americano e para o clube também”, disse Jhennifer Conceição.  

Logo após Jhennifer Conceição, na versão masculina da prova, João Gomes Junior, que também disputou o Campeonato Mundial de Budapeste, nadou para 25s86 e alcançou índice para a disputa de mais um Mundial de piscina curta. Ele e Jhennifer, agora, juntam-se a Leonardo Santos e Caio Pumputis, também do Pinheiros, na seleção brasileira para Melbourne.  

João Gomes Junior (na imagem), Jhennifer Conceição, Leonardo Santos e Caio Pumputis são os primeiros classificados para o Mundial de Piscina Curta em Melbourne (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA)

“Muito feliz com a marca. Gostaria de agradecer ao Pinheiros, toda equipe de apoio e ao povo de Recife que nos recebe muito bem aqui. O calor humano é muito bom. Não virei muito bem, mas, aos 36 anos, a gente continua aprendendo. O esporte é isso”, falou João Gomes Junior. Na final dos 50m peito, Felipe Franca (26s50) e Caio Pumputis (26s80) completaram o pódio.

Vencendo em casa

Vitória e emoção. Assim pode ser resumida a noite de Etiene Medeiros. Um dos maiores nomes da história da Natação brasileira e única campeã Mundial em piscina, a nadadora do Sesi venceu os 50m costas com 26s30. Na entrevista pós-prova, emocionou-se ao ver a comemoração do público pernambucano e encontrar seu primeiro treinador, João Reinaldo Nikita.  

Etiene Medeiros (Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA).

“Eu nunca imaginei ver uma competição desse porte aqui no meu Estado. Ver a emoção das pessoas aqui, pessoas queridas, que amo muito. Se tem uma palavra que define a minha carreira no esporte é amor. Muito feliz de voltar a nadar, exatamente um ano após a minha cirurgia, então é um momento muito especial”, falou Etiene. O final da prova terminou com Julia Goes (27s25) e Erika Gonçalves (27s56) em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Outros resultados

Nos 100m livres, Ana Carolina Vieira com 53s22 conquistou o título da prova. Daynara Paula (53s29) e Stephanie Balduccini (53s36) completaram o pódio. Na versão masculina, Gabriel Santos nadou para 46s79 e ficou com primeiro lugar. Logo atrás vieram Pedro Spajari (46s90) e Breno Correia (49s94).

Giovanna Diamante estabeleceu um novo recorde do Troféu José Finkel ao nadar para 2m07s15 nos 200m borboleta. Maria Luiza Pessanha (2m10s57) e Rafaela Raurich (2m11s81) completaram o pódio. Entre os homens, Luiz Altamir Melo levou a medalha de ouro com o tempo de 1m52s14. Matheus Gonche (1m52s53) e Leonardo de Deus (1m54s20) foram prata e o bronze.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Com 23s29, Gabriel Fantoni levou a medalha de ouro nos 50m costas. Guilherme Basseto (23s41) e Pedro Motta (23s77) terminaram em segundo e terceiro lugar. Por fim, no revezamento 4×100 medley misto, o Pinheiros foi o campeão ao bater recorde do campeonato com 3m39s78. Logo atrás, ficaram os quartetos de Sesi (3m42s35) e do Minas Tênis Clube (3m42s41).

Mais em Natação