Siga o OTD

Natação

Pinheiros é campeão geral do Troféu José Finkel 2022

Clube paulista conquista segunda competição absoluta em 2022.

Pinheiros é campeão geral do Troféu José Finkel 2022
Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O Esporte Clube Pinheiros é o campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes, Troféu José Finkel 2022. A competição, que foi realizada desde a última terça-feira (13) e terminou neste sábado (17), no Complexo Esportivo e Aquático Santos Dumont, em Recife, foi seletiva para o Campeonato Mundial de Melbourne. A seleção será anunciada na próxima semana pela Confederação brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA). 

+Fernando Scheffer faz índice, mas vai pedir dispensa do Mundial

Para chegar à mais um título do Troféu José Finkel, o Pinheiros somou 2.337,50 pontos ao longo dos cinco dias de competição. O Minas Tênis Clube terminou na segunda colocação com 1.934,00 pontos. A Unisanta foi a terceira colocada (1.318,00). Com o título, o clube paulista chega a sua segunda conquista em torneios absolutos em 2022, pois também foi o campeão do Troféu Brasil, realizado em abril. 

“É fantástico. Um resultado sensacional. A gente se preparou muito para isso. A temporada, depois do Troféu Brasil, foi definida para isso. Reunimos a galera e definimos que queríamos fazer essa dobradinha. A estrutura que o Pinheiros nos dá é fantástica e nos proporciona chegar a esse objetivo”, comemorou o head coach do Pinheiros, André Ferreira.  

Os troféus de melhores índices técnicos foram para Fernando Scheffer, pelo seu recorde sul-americano nos 200m livre, e para Etiene Medeiros, pela sua conquista nos 100m costas. Já o prêmio de atleta eficiente — aquele que soma mais pontos para seu clube — foi para Gabrielle Roncatto, que somou 180 pontos para o Flamengo. Entre os homens, Guilherme Costa foi responsável por 200 pontos para a Unisanta.  

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Resultados da noite

A última noite de finais do Troféu José Finkel contou com nove provas. A primeira delas foi a do 200m peito masculino. Na ocasião, Caio Pumputis conquistou, do Pinheiros, o título nadando para 2m04s33. Evandro Silva e Felipe França Silva completaram o pódio. Na versão feminina, Grabrielle Silva, do Corinthians, foi quem levou a melhor quebrando o recorde brasileiro com 2m22s56. Logo atrás, vieram Bruna Leme e Bailey Andison.

Nos 50m livre, Felipe Messias, do Flamengo, venceu Pedro Spajari por conta de um centésimo, 21s43 contra 21s44. Marcelo Chierighini terminou com o bronze. Entre as mulheres, Etiene Medeiros bateu o recorde da competição nadando para 23s83. Gracielle Amaral e Daynara Paula completaram o pódio. Nas provas longas, Guilherme “Cachorrão” Costa quebrou o recorde sul-americano dos 800m, que era dele mesmo, com 7m41s23. Gabrielle Roncatto (15m56s09) foi a campeã dos 1500m livre.

Caio Pumputis voltou ao pódio na noite. Dessa vez, foi nos 100m medley marcando 52s11. Giovanna Diamante foi a vencedora da prova entre as mulheres com o tempo de 1m00s33. Ainda no Medley, agora no revezamento 4x100m, o Minas Tênis Clube (3m24s10) foi campeão no masculino. Enquanto, o Pinheiros (3m59a33) conquistou o título no feminino.

Mais em Natação