Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Carol Santiago conquista ouro no Mundial de natação paralímpica

Carol Santiago conquista ouro nos 100m borboleta da classe S12, no Mundial de natação paralímpica, na Ilha da Madeira, Portugal

Carol Santiago leva medalha de ouro nos 100m borboleta da classe S12 no Mundial de natação paralímpica (Foto: Ale Cabral/CPB)

A pernambucana Maria Carolina Santiago conquistou a medalha de ouro nos 100m borboleta da classe S12 no Campeonato Mundial de natação paralímpica. A competição começou neste domingo, 12, no Complexo de Piscinas Olímpicas de Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal, e reúne aproximadamente 600 atletas de 59 países até o sábado (18).

O Brasil conta com 29 nadadores na competição. 16 já nadaram neste primeiro dia.
A prova de Carol Santiago foi a única a premiar no período da manhã. As demais foram classificatórias. 12 garantiram vaga na finais que ocorrerão no período da tarde deste domingo (12).

Carol cravou 1min07s00, apenas 17 centésimos à frente da italiana Alessia Berra, que ficou com a prata. A espanhola Maria Delgado Nadal terminou com o bronze (1min09s00). A brasileira Lucilene Sousa foi a quarta colocada com 1min10s93.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Foi muito emocionante. Para mim, seria muito importante vir e conseguir fazer meus melhores tempos. Meu técnico [Leonardo Tomasello] disse: ‘Deixe tudo na piscina, não saia de lá achando que poderia fazer alguma coisa diferente’. Eu foquei em todos os momentos, e deu certo”, comentou Carol Santiago, 36, que tem a síndrome de Morning Glory, alteração congênita na retina que reduz o campo de visão. 

Esta foi uma das raras provas em que Carol não subiu ao pódio nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, no ano passado. Na ocasião, ela conquistou cinco medalhas, sendo três ouros, uma prata e um bronze. Porém, passou batido nos 100m borboleta. 

Carol Santiago pretende disputar sete provas em Funchal, e na sessão da tarde deste domingo volta à piscina para os 100m costas, evento do qual foi medalhista de bronze no Japão. Além disso, ela irá para os 50m livre, 100m livre, 100m peito e dois revezamentos. 

A final dos 100m costas será 16h (de Brasília), a penúltima oportunidade de medalhas do Brasil neste domingo. O último brasileiro a lutar por um lugar no pódio é Phelipe Rodrigues, nos 50m livre da classe S10. Ele avançou com o terceiro melhor tempo ao vencer sua bateria com 24s50, atrás do australiano Rowan Crothers (23s68) e do italiano Stefano Raimondi (24s33).

Dos 12 brasileiros nas finais, três chegam com as melhores marcas. Joana Neves da classe S5 fez sua principal prova, os 50m livre, na qual foi campeã mundial em Glasgow 2015, nadou para 37s55. Sua prova será às 13h44.

Logo em seguida, às 13h49, nesta mesma prova desta mesma classe, porém, no masculino, o estreante Samuel Oliveira, o Samuka, de apenas 16 anos, larga da raia quatro com o tempo de 33s28. Ele terá de superar o favorito, Francesco Bocciardo, que fez a segunda melhor marca (33s94). 

Este é o primeiro Campeonato Mundial em 16 anos que o Brasil não conta com o paulista Daniel Dias. Ele se aposentou após os Jogos Paralímpicos de Tóquio, e Samuka é o representante do país nesta prova da classe S5. O recorde do campeonato ainda é de Daniel, com 31s83, alcançado na edição de Londres em

Mais em Paralimpíada Todo Dia