Siga o OTD

Natação

Primeiro dia do Finkel tem 9 atletas com marcas abaixo do índice para o Mundial

Gabi Roncatto, Naná Almeida, Fernando Scheffer, Guilherme Costa, Giovanna Diamante, Vinicius Lanza, Leo Santos, Felipe Lima e Caio Pumputis obtiveram grandes tempos em Bauru

Fernando Scheffer colocou o Brasil lugar mais alto do pódio pela primeira vez na temporada de 2020 da ISL (International Swimming League). Neste sábado (17), o nadador gaúcho caiu na piscina em Budapeste, na Hungria, e ganhou a prova dos 200 m livres. O brasileiro venceu com 1min42s55, sua melhor marca pessoal. Representando a equipe LA Current, ele deixou para trás o lituano Danas Rapšys, segundo, e o austríaco Felix Auböck, terceiro

Um dos mais tradicionais torneios da natação brasileira, o Campeonato Brasileiro Absoluto de Natação – Troféu José Finkel começou nessa terça-feira (10) na cidade de Bauru, no interior do estado de São Paulo.

O Troféu José Finkel será de suma importância para os nadadores brasileiros. Isso porque definirá a seleção que defenderá o Brasil no Campeonato Mundial de Desportos Aquáticos de piscina curta em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

+ Bruno Fratus confirma que tentará ir a Paris-2024 em busca do ouro olímpico

No primeiro dia de competição, muitos nadadores fizeram tempos abaixo do índice para o Mundial de curta, mas o destaque ficou por conta de Gabi Roncatto, Naná Almeida, Fernando Scheffer, Guilherme Costa, Giovanna Diamante, Vinicius Lanza, Leo Santos, Felipe Lima e Caio Pumputis fizeram boas marcas que ficariam entre as melhores se comparadas ao Mundial de 2018.

Desses nove, o grande destaque foi Felipe Lima. O experiente nadador e finalista dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foi o melhor do dia e fez um tempo lhe daria a 5ª colocação no Mundial de 2018.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Ao todo, serão 20 atletas, convocados independente de gênero, para a competição marcada para ser realizada entre os dias 16 e 21 de dezembro, em Abu Dhabi. Seis das 20 vagas serão obrigatoriamente para as nadadoras. A seleção será escolhida após o final do torneio, mas o

A competição, que será realizada entre os dias 10 e 14 de agosto, estava marcada para Guaratinguetá, mas precisou ter seu local alterado, por conta das fases de transição, prevenção e decretos municipais e estaduais visando a prevenção à Covid-19. Agora, ocorrerá na na Associação Bauruense de Desportos Aquáticos, em Bauru.

Confira a programação de amanHã do Troféu José Finkel em Bauru.

Troféu José Finkel está sendo realizado em Bauru (divulgação)

100m peito masculino

A prova do nado peito foi apenas a última do dia, mas rendeu ao fã de natação o melhor nadador do dia tecnicamente. O experiente Felipe Lima venceu com 56s60, o melhor tempo de sua carreira. Caio Pumputis foi o segundo com 57s04, também atingido a sua melhor marca. Ambos ficaram abaixo do índice de 57s63 estabelecido pela FINA.

Felipe foi o melhor tecnicamente do dia. Com o tempo de hoje, o atleta seria 5º colocado no Mundial de Piscina Curta de 2018.

No 1º dia do Troféu José Finkel, nove atletas nadaram abaixo dos índices estabelecidos pela FINA e estão em boa situação para ir ao Mundial de piscina curta
Felipe Lima, o melhor tecnicamente no Troféu José Finkel nessa terça-feira (Valterci Santos/AGIF/COB)

400m livre feminino e masculino com 4 índices

Na prova com quatro atletas que estiveram nos Jogos Olímpicos de Tóquio, Gabi Roncatto e Naná Almeida, companheiras de treino no Flamengo, foram as duas primeiras classificadas para o Mundial de Piscina curta. Gabi venceu com 4min04s35, seguida de perto por Naná: 4min04s66. Os dois tempos ficaram abaixo do índice de 4min06s36. Em 3º, chegou Maria Paula Heitmann, com 4min07s50. Gabi e Naná teriam o 8º e o 9º melhor tempo no Mundial de 2018 de piscina curta.

Na prova masculina, um verdadeiro show. Seis atletas nadaram abaixo do índice para o campeonato mundial. A vitória ficou com o medalhista olímpico Fernando Scheffer, que mostrou não estar cansado após a boa participação no Japão.

O atleta do Minas fez 3min40s63 e venceu a prova, quase batendo o recorde sul-americano. Outro atleta olímpico, Guilherme Costa ficou em segundo com 3min42s16. Breno Correia fechou o pódio com 3min42s71. Além deles, Murilo Sartori, Pablo, Luiz Altamir e Eduardo Moraes nadaram abaixo dos 3min44s09 necessários para garantir vaga em Abu Dhabi.

Gabi Roncatto - Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 - natação - revezamento 4x200m livre feminino
Gabi Roncatto foi a melhor mulher nas piscinas do José Finkel hoje (arquivo)

100m borboleta feminino e masculino tem 3 índices

Nos 100m borboleta, Giovanna Diamante nadou para 57s60 e venceu a prova. A nadadora do Pinheiros foi a única que nadou abaixo do índice de 58s22. Estou muito feliz com meu tempo. Acabei de voltar de Tóquio, então foi bom demais,” avaliou a atleta que esteve na Olimpíada.

Vinicius Lanza, do Minas, venceu com 50s42. Em 2º lugar, Leo Santos, do Pinheiros, fez 50s53. Completando o pódio, Vitor Baganha, também do Minas,fez 50s87. A prova teve os seis primeiros colocados da prova abaixo dos 51s35.

100m peito feminino

Essa prova foi a mais fraca do dia. Nenhuma nadadora conseguiu fazer o índice de 1min06s18. Pamela Alencar venceu com 1min06s68, seguida de Jhennifer Conceição 1min06s99.

Mais em Natação