Siga o OTD

Natação

Federação Paulista é campeã geral do Troféu Chico Piscina

A Federação Aquática Paulista foi a campeã geral do Torneio Interfederativo Infanto-Juvenil de natação, internacionalmente conhecido como Troféu Chico Piscina. A competição foi realizada entre a última quinta-feira (12) e este sábado (14), na piscina da Associação Esportiva Mocoquense, em Mococa, no interior de São Paulo. Mais de 300 atletas de 14 federações diferentes, além de quatro países da América do Sul, participaram do evento.

Com 552 pontos e liderando desde o primeiro dia de competições, a Federação Aquática Paulista levou o prêmio de campeã geral. Em segundo lugar, ficou a Federação Aquática do Rio de Janeiro, com 283 pontos, e, em terceiro, a seleção argentina com 248 pontos.

“É o fruto de um trabalho bem feito. Por mais que os atletas não tenham treinado especificamente para este campeonato, por conta de outros torneios, conversei com eles explicando que competição é competição, eles tinham que dar o seu melhor. Eles conseguiram captar e o resultado veio”, disse o coordenador técnico da seleção paulista Roberto Callero.

No critério índice técnico, o atleta Murilo Sartori, de São Paulo, foi o que mais se destacou. Após três dias de competições, ele somou 766 pontos para se sagrar o atleta com maior índice. Aime Lourenço, de Brasília, obteve 765 pontos e o segundo lugar no critério, e Fernanda Celidônio, de Brasília, marcou 763 pontos e também fez bonito na competição.

No critério atleta eficiente, Gustavo Saldo quebrou recordes e obteve a melhor marca no critério. Ele conseguiu 47 pontos e ficou com o troféu de atleta eficiente do torneio. Fernanda Celidônio fez bonito também neste critério com 44 pontos e ficou em segundo.

Segundo o diretor-geral de esportes da CBDA, Renato Cordani, o evento foi realizado com sucesso e mostrou que a natação do Brasil poderá contar com ainda mais nomes de peso daqui alguns anos.

“Foi uma competição maravilhosa, principalmente porque vemos o esporte em sua essência, É muito bonito de ver o esporte puro nessa categoria. Em paralelo a isso, vemos uma disputa muito grande por medalhas, vários recordes quebrados e uma competição em alto nível”, finalizou.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Natação