Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Confederação volta atrás e confirma realização de torneios nacionais de natação

Coaracy Nunes

Um dia após divulgar nota oficial em que cancelava até segunda ordem todos os torneios nacionais e suspendia o pagamento de salários aos funcionários por conta dos pedidos de afastamento do presidente Coaracy Nunes e de outros três dirigentes pelo Ministério Público sob acusação de desvio de dinheiro em convênio entre a entidade e o Ministério dos Esportes, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) voltou atrás e confirmou a realização todas as competições de natação previstas até o final de 2016.

Segundo a assessoria de imprensa da CBDA, houve acordo com as Federações, que se responsabilizaram em assumir a realização, os custos dos eventos e vão receber os valores das inscrições pagos pelos clubes. Dessa maneira, estão confirmados: Campeonato Open – Brasileiro Sênior – Troféu Profº Daltely Guimarães, entre os dias 23 e 26 de novembro, em Palhoça, Santa Catarina; Campeonato Brasileiro Juvenil – Troféu Carlos Campos Sobrinho, entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, em Curitiba, no Paraná; Campeonato Brasileiro Infantil – Troféu Maurício Bekenn, de 7 a 10 de dezembro, em Aracajú, Sergipe.

“Que boa notícia! Parabéns às pessoas que fizeram isso acontecer.
O nosso esporte, nossos nadadores e suas familias, nossos clubes e instituições mereciam isso. Nada mais justo!”, publicou César Cielo em suas redes sociais.

Na véspera, o nadador fez duras críticas à atitude tomada inicialmente pela CBDA. “Os nadadores não fizeram nada errado. Por que serão os grandes prejudicados dessa história? Temos ainda os clubes, que já estão com passagens aereas e hotéis reservados para esses campeonatos. O que fazer agora? Já a impotência é por não podermos fazer nada além de torcer pela verdade e para que ela seja rápida. O nosso esporte não merece isso. Nosso atletas não merecem isso. Nossos clubes não merecem isso. Nós treinamos para competir. Nós vivemos para competir”, escreveu na quinta-feira logo depois de tomar conhecimento da atitude tomada pela CBDA.

Apesar da confirmação dos torneios nacionais de natação deste fim de temporada, a crise na CBDA continua. Segundo a entidade, a gestão está tendo dificuldades para movimentar as contas por conta da determinação da Justiça e tem encontrado dificuldades para renovar com patrocinadores. Não há nenhuma definição a respeito do que vai acontecer com a Taça Brasil de Saltos Ornamentais, marcada para acontecer em dezembro, e sobre o Campeonato Brasileiro de Categorias de Nado Sincronizado, marcado ainda para este mês.

Além das acusações de corrupção que pesam contra a entidade, logo depois da Olimpíada, os Correios, que entre 2014 e 2016, colocou na CBDA cerca de R$ 48 milhões de patrocínio, anunciou que reveria todos os seus contratos relacionados a esporte e que os valores seriam drasticamente reduzidos.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Saltos Ornamentais