Siga o OTD

Natação

Etiene Medeiros treina em casa e faz reflexão sobre o momento

“Nunca imaginei, eu que virei o ano no Centro de Treinamento na Espanha, que seria um ano tão inseguro, com tantas mudanças. Tantas coisas que a gente planeja por quatro anos e acabam não ocorrendo”

Etiene Medeiros natação balanço Complexo Aquático Santos Dumont Pernambuco Recife
(Pedro Menezes/SEE)

A nadadora Etiene Medeiros está em casa, ao lado da família, na Lagoa do Araçá, onde nasceu e foi criada. Ela chegou a Pernambuco e fez um balanço da temporada na natação, totalmente diferente do que imaginava há um ano, quando estava na Espanha treinando de olho nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

“Nunca imaginei, eu que virei o ano no Centro de Treinamento na Espanha, que seria um ano tão inseguro, com tantas mudanças. Tantas coisas que a gente planeja por quatro anos e acabam não ocorrendo”, comentou Etiene Medeiros.

“Mas, acredito que as coisas acontecem por algum motivo. Eu me reencontrei nesta pandemia, lutando contra várias questões mentais e recuperando valores que eu tinha deixado de lado, como me inteirar melhor nos assuntos do mundo, da política. Tive tempo para focar nisso. Alterei minhas relações de trabalho fora da natação, me aproximei de pessoas que sabem o que estão fazendo, pessoas boas e novos projetos. Isso foi muito legal”, acrescentou.

Etiene Medeiros natação balanço Complexo Aquático Santos Dumont Pernambuco Recife
(Pedro Menezes/SEE)

Instável

Na natação, a questão foi também psicológica. Se antes o foco estava em treinar para tentar vaga em Tóquio-2020, com a pandemia do coronavírus tudo mudou.

“O balanço que eu faço é que foi um ano muito difícil, instável. E a vida mostrou que sempre temos que estar preparados para as coisas que vem pela frente. Às vezes boas, às vezes ruins”, comentou.

+ Seleção brasileira é anunciada após avaliações virtuais

“Todo mundo ficou parado, ainda estamos com medo em relação ao dia de amanhã. Foi um ano de fazer uma reflexão do momento e de viver um dia de cada vez. Não dá para planejar e sonhar muito a fundo, porque as coisas mudam e nem sempre será como a gente quer.”

Liga Internacional de Natação e 2021

Após um período de reclusão, as piscinas, algumas delas pelo menos, voltaram a receber competições. Etiene embarcou para Budapeste, na Hungria, onde participaria pela primeira vez da ISL (International Swimming League), representando a equipe italiana Acqua Centurion. Ela também fez um balanço sobre a experiência.

Etiene Medeiros natação isl Budapeste
Etiene Medeiros foi a segunda colocada na 3ª etapa da ISL (Instagram/igobione)

“Participar da ISL representou a oportunidade de estar competindo em alto nível em um ano em que nós não sabíamos se iria ou não acontecer o evento. A própria Liga não sabia com toda certeza se poderia realizar o evento, pensando em todas as questões relativas à segurança.”

Sobre a próxima temporada, antes de pensar nas competições, a nadadora tem um desejo. “Eu espero para 2021 a vacina. Se Deus quiser, uma vacina que possa dar segurança pra todos nós. Possa dar alegria e possamos ter nossas vidas de volta, acima de tudo”, fala Etiene Medeiros.

Sobre a carreira, “a gente só vai saber o que vai acontecer se tiver esse controle diante deste vírus, que traz muita incerteza. Fico mais um ano no Sesi-SP. Isso me traz muita confiança, porque tenho um trabalho muito legal com o Vanzella. Vamos para o nono ano, mais um aniversário juntos”.

Por enquanto, Recife

Etiene Medeiros natação balanço Complexo Aquático Santos Dumont Pernambuco Recife
(Pedro Menezes/SEE)

Integrante do Time Pernambuco, Etiene Medeiros iniciou a semana treinando no Complexo Aquático Santos Dumont, em Recife. “Muito feliz com a forma como fui recebida nesta semana aqui em Recife. De fato é de deixar o coração cheio de alegria”, finalizou Etiene.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A nadadora está participando da votação de um painel de especialistas de Melhores da Década 2011-2020, do Troféu Best Swimming 2020, até o dia 31 de dezembro. Ela concorre com Joana Maranhão, na categoria melhor nadadora. São as duas atletas que, desde 2004, em Atenas, garantem a presença de nadadoras pernambucanas do estado nos Jogos Olímpicos.

Mais em Natação