Siga o OTD

Natação

Etiene Medeiros é eleita melhor nadadora brasileira da década

Votação do Troféu Best Swimming 2020 – Melhores da Década definiu os vencedores em 23 categorias no Brasil e no mundo

etiene medeiros nadadora da década
Etiene Medeiros é a nadadora da década pela Best Swimming (Divulgação / EtieneMedeiros.com)

A pernambucana Etiene Medeiros foi escolhida a melhor nadadora da década no Brasil no Troféu Best Swimming 2020 – Melhores da Década. A votação do Painel de Especialistas, realizada pelo site Best Swimming, elegeu os destaque em diversas categorias.

Foram premiados nadadores em 23 categorias, entre as quais, melhor nadador do Brasil – Cesar Cielo -, melhor nadador do mundo – Michael Phelps (EUA) – e melhor nadadora do mundo – Katie Ledecky (EUA). Etiene concorreu com Joana Maranhão, duas atletas que, desde 2004, em Atenas, garantem a presença de nadadoras do estado nos Jogos Olímpicos.

“Após um ano tão difícil, de incertezas em meio à pandemia, com o adiamento dos Jogos de Tóquio, é muito gratificante ser eleita como a melhor nadadora do país na década. Agradeço muito pela escolha, com grande motivação para iniciar este novo ano”, afirmou Etiene Medeiros.

etiene medeiros best swimming natação
Etiene Medeiros está treinando em Pernambuco (Pedro Menezes / SEE)

+ Seletiva Nacional será em março e definirá três seleções

Não foi à toa

Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de natação, Etiene Medeiros está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015.

Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Em 2019 acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação – ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Mais em Natação