Siga o OTD

Natação

João Gomes faz treinos de intensidade visando Troféu Brasil

Nadador capixaba disputa a competição no Rio de Janeiro, em dezembro, que será a principal da temporada de 2020

João Gomes Jr. - Troféu Brasil
João Gomes Jr. esteve também na Missão Europa (Igo Bione / Divulgação)

Ainda em meio à pandemia de coronavírus, boa parte das modalidades esportivas começa a retomar uma rotina e às competições. No caso da natação, o principal foco dos atletas brasileiros em âmbito nacional está na disputa do Troféu Brasil, Campeonato Brasileiro Absoluto, que acontecerá entre 9 e 12 de dezembro, no Rio de Janeiro. É para este compromisso que o nadador João Gomes Jr. tem seus treinos focados, desde que voltou às piscinas em julho.

A partir da primeira semana de novembro, João Gomes Jr. irá alterar o bloco de treinamento. Ele sai do bloco A, de acumulação de horas de treino com três níveis voltados à ganhar resistência, para o B, mais voltado para estímulos de prova. Ou seja, de velocidade, com séries específicas para obter ritmo de competição. A preparação, antes do Troféu Brasil, é finalizada então no bloco C, chamado de “taper” (afunilar), isto é, descanso com poucos estímulos.

+Guido leva mais um ouro e Brasil fatura 6 medalhas na ISL

“A fase de treinamento que estou é a de maior acúmulo, chamada de A. Já faço alguns estímulos de velocidade em paralelo, para entrar no bloco B, no qual temos foco total na obtenção da velocidade”, explicou João Gomes Jr.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“No meio da semana que vem entrarei no bloco B. Aí diminui mais um pouco o volume de treino para aumentar a intensidade dos tiros específico da prova de 100 metros, por exemplo. A partir daí, se trabalha passagem entre outros aspectos técnicos. Ou seja, mais tiros ao aproximar da prova, para começar a pegar ritmo de competição”, complementou o nadador.

Mais em Natação