Siga o OTD

Saltos Ornamentais

Coaracy Nunes, ex-presidente da CBDA, morre aos 82 anos no Rio

A causa ainda não foi divulgada. O ex-dirigente, que tinha 82 anos, havia sido internado no final de abril e testou positivo para o novo coronavírus

Com COVID-19, morre Coaracy Nunes, ex-presidente da CBDA
Coaracy Nunes, ex-presidente da CBDA tinha 82 anos (Cleber Mendes)

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) Coaracy Nunes morreu na manhã de quinta-feira (14), no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi confirmada, mas ele havia testado positivo para o novo coronavírus no final de abril.

A entidade divulgou nota de pesar. “A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos informa, com pesar, o falecimento de Coaracy Nunes Filho. Ex-presidente da CBDA, ele faleceu na manhã desta quinta-feira (14), em um hospital do Rio de Janeiro, de causas ainda não divulgadas”, diz. “A CBDA lamenta o falecimento de Coaracy Nunes Filho e se solidariza aos familiares e amigos do ex-presidente”.

Coaracy Nunes tinha completado 82 anos no dia 26 de abril, quando teve que ser sedado e colocado em coma induzido. O ex-dirigente sofria de diabetes e outros problemas de saúde.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

O dirigente

Nascido em Belém (PA), Coaracy Nunes foi diretor de esportes olímpicos no clube Fluminense e teve importantes cargos na federação de esportes aquáticos do Rio de Janeiro antes de assumir o cargo máximo da CBDA, em 1988. O advogado foi reeleito seis vezes e, até o fim de seu mandato em 2017, o Brasil conquistou dez medalhas olímpicas.

1992/Barcelona: prata, com Gustavo Borges
1996/Atlanta: uma prata e um bronze, com Gustavo Borges, e um bronze com Fernando Scherer
2000/Sydney: uma de bronze, no revezamento 4×100
2008/Pequin: uma de ouro e uma de bronze, ambas com César Cielo
2012/Londres: uma prata com Thiago Pereira e um bronze com César Cielo
2016/Rio de Janeiro: um bronze com Poliana Okimoto

A CBDA, que passa por uma grave crise financeira, comanda cinco modalidades aquáticas: natação, polo aquático, saltos ornamentais, nado artístico e maratona aquática.

A partir de 2016, Nunes começou a ser investigado pelo Ministério Público de São Paulo por desvio de verbas. Em 2017, a operação Águas, da Polícia Federal, chegou a prender ele e mais três dirigentes, mas todos foram soltos dois meses depois, com habeas corpus.

O ex-presidente da CBDa, Coaracy Nunes, morto pelo coronavírus, foi levado preso pelos agentes da Polícia Federal
O ex-presidente da CBDa, Coaracy Nunes, é levado preso pelos agentes da Polícia Federal (Reprodução)

Aos 82 anos, Coaracy Nunes ainda respondia em liberdade a um recurso da condenação sentenciada em outubro de 2019 pela Justiça de São Paulo. Nunes foi condenado a mais de três anos de detenção e 11 anos e cinco meses de reclusão por participar de esquema de desvio de recursos públicos.

O atleta

“A minha família sempre gostou muito de esportes”, escreveu Coaracy Nunes para o Museu da Pessoa. Influenciado pela família, o ex-presidente da CBDA, curiosamente, ficou perto de se tornar profissional em outro esporte e não na natação.

Coaracy quase jogou profissionalmente pela equipe de futebol do Fluminense. Ele também se destacou no time de remo do Flamengo, mas a natação sempre foi uma paixão.

Mais em Saltos Ornamentais